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Type: Monografia(Graduação)
Title: Educação inclusiva: a perspectiva do professor acerca do ensino de crianças com deficiência
Author(s): Ferreira, Gabriela Costa
First Advisor: Silva, Danielle Sousa da
Summary: A inclusão escolar traz uma atenção para a diversidade e o respeito a diferença no âmbito das práticas pedagógicas, bem como nos relacionamentos estabelecidos no espaço da escola, sobretudo por conta da necessidade de organizar e adequar a instituição às demandas e às necessidades das crianças com deficiência. O professor é uma das figuras centrais no ambiente escolar para viabilizar o processo de inclusão, uma vez que, é este profissional que estabelece o contato direto com todos os alunos. Além disso, é responsável por organizar as estratégias de ensino para viabilizar o processo de aprendizagem dos conteúdos trabalhados. Desta maneira, o presente estudo se propõe a discutir a educação inclusiva sob a ótica do professor, com o objetivo de compreender o sentido e a percepção do professor acerca da escolarização das pessoas com deficiência. Essa pesquisa é de cunho qualitativo, organizada em um estudo de caso realizado por meio de uma entrevista semiestruturada junto a 2 professores da educação básica de uma escola pública do Distrito Federal. Os dados obtidos foram submetidos à análise de conteúdo que culminaram com a emergência das seguintes categorias de análise: a) A formação do professor e as contribuições para a prática profissional; b) Experiências em inclusão e os c) Desafios enfrentados na profissão diante do processo de inclusão. Os resultados evidenciaram que os professores enfrentam desafios em relação a educação inclusiva, contudo esses profissionais avaliam que o trabalho é feito da melhor forma a fim de garantir a aprendizagem do aluno e o desenvolvimento social com os alunos com e sem deficiência. Constatou-se que os cursos de formação precisam de mais investimento, com mais matérias sobre a educação inclusiva, acrescido de um maior investimento governamental para auxiliar o profissional da educação. Embora esses profissionais relatem dificuldades na sala de aula, a gratificação de ver a melhora no desempenho da criança com deficiência mostra-se como um ganho valioso para o educador correspondendo a uma contribuição significativa do seu trabalho.
Abstract: School inclusion brings attention to diversity and respect for difference in the scope of pedagogical practices, as well as in relationships established in the school environment, especially because of the need to organize and adjust the institution to the demands and needs of children with disabilities. The teacher is one of the central figures in the school environment to enable the process since it is this professional who establishes direct contact with all the students, in addition to being responsible for organizing the teaching strategies for enable the learning process of the contente that is worked in classroom. Therefore, this study aims to discuss inclusive education from the teacher & perspective, in order to understand the meaning and perception about the schooling of people with disabilities. This research is qualitative and organized in a case study conducted through an interview semi-structured with 2 teachers of the basic education of a public school in Distrito Federal. The data obtained were submitted to content analysis that culminated in the emergence of the following categories of analysis: a) teacher and contributions to professional practice; b) Experiences in inclusion and c) Challenges faced in the profession related to inclusion process. The results evidenced that teachers face challenges related to inclusive education, however, these professionals evaluate that their work is done in the best way in order to ensure learning and social development of students with and without disabilities. It has been verified that training courses need more investment, with more contents about inclusive education, and more government investment to assist teachers. Although these professionals report difficulties in the classroom, the contentment of seeing the improvement in performance of children with disabilities is a valuable gain for educator corresponding to a significant contribution to their work.
Keywords: Professores
Educação inclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Psicologia (Graduação)
Citation: FERREIRA, Gabriela Costa. Educação inclusiva: a perspectiva do professor acerca do ensino de crianças com deficiência. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12793
Document date: 2019
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

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