Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: O processo de internacionalização da Natura na França
metadata.dc.creator: Rabêlo, Lucas Vitor da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Klein, Christian Philip
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização da empresa brasileira Natura na França, desde o início de suas operações, em 2005, até o fechamento de parte de sua operação no país, em 2016. Essa proposta de tema foi motivada pela temática de internacionalização de empresas, bem como as diretrizes que as teorias de internacionalização podem ter. O estudo foi dividido em três capítulos, que respondeu aos objetivos específicos. Para desenvolver os capítulos, foi realizado como forma de metodologia uma pesquisa descritiva e bibliográfica, por meio de livros, artigos científicos e documentos oficiais da empresa Natura. O primeiro capítulo detalha a parte teórica, mostra os principais conceitos de internacionalização, e as principais teorias e estratégias no que tange as operações internacionais por parte de empresas. No segundo capítulo, procura-se apresentar e compreender o panorama geral da França, considerando principalmente o setor de cosméticos da região e os principais líderes da Natura. Por fim, o terceiro capítulo, procura-se mostrar um histórico de desenvolvimento e expansão da Natura, desde sua criação e aprimoramento, até sua expansão para mercados de países vizinhos, para o continente americano e posteriormente para França. Durante a conclusão do estudo, verificou-se que a Natura utilizou as estratégias de internacionalização nas suas operações na França, buscando diferenciais da marca capazes de competir em um mercado altamente sofisticado. No entanto, precisa melhorar a adequação da operação, adaptando-o ao ambiente francês.
Abstract: This study aims to analyze the internationalization process of the Brazilian company Natura in France, from the beginning of its operations, in 2005, until the closing of part of its operation in the country, in 2016. This theme proposal was motivated by the theme internationalization, as well as the guidelines that internationalization theories can have. The study was divided into three chapters, that correspond to the three specific objectives. In order to develop the chapters, a descriptive and bibliographical research was carried out as a methodology, through books, scientific articles and official documents of the company Natura. The first chapter details the theoretical part, shows the main concepts of internationalization, and the main theories and strategies regarding international operations by companies. In the second chapter, we seek to present and understand the general panorama of France, considering mainly the region's cosmetics sector and Natura's main leaders. Finally, the third chapter seeks to show a history of development and expansion of Natura, from its creation and improvement, to its expansion to markets of neighboring countries, to the American continent and later to France. During the conclusion of the study, it was found that Natura used internationalization strategies in its operations in France, seeking brand differentials able to compete in a highly sophisticated market. However, it needs to improve the suitability of the operation by adapting it to the French environment.
Keywords: Internacionalização
Marketing
França
Natura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
metadata.dc.publisher.program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: RABÊLO, Lucas Vitor da Silva. O processo de internacionalização da Natura na França. 2019. 44 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12817
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Relações Internacionais (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LucasVitordaSilvaRabêloTCCGraduacao2019.pdfMonografia594.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.