Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822
Type: Monografia(Graduação)
Title: A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima
Author(s): Miranda, Alessandra Leite de
First Advisor: Giraldi, Renata
Summary: Os símbolos são usados como forma de comunicação desde a remota história dos homens das cavernas. Charles Sanders Pierce aprimorou o conceito de signo a partir de seus estudos. Neste contexto, ressalta-se o crescimento do uso da internet mediada as redes sociais, que mudaram profundamente as formas de comunicação. Por meio disso, novas possibilidades surgiram, abrindo as portas para novas profissões. Nesta pesquisa analisa-se o papel do influenciador digital, em especial, Renata Meins e Rayza Nicácio, youtubers de beleza, que por meio do conteúdo produzido em seus canais colaboram para que muitas mulheres descubram sua beleza e seu potencial, observando como suas redes sociais contribuem na construção da autoestima e incentivando a busca pela melhor versão de si mesmo. Com base na Teoria da semiótica foi realizada a análise descritiva, a seleção das postagens foi feita aleatoriamente entre os dias 20 de agosto a 16 de setembro de 2019. Buscando compreender este processo, foram selecionadas dez seguidoras, cinco de cada influenciadora, com o objetivo de identificar o resultado do trabalho das youtubers na vida das seguidoras.
Abstract: Symbols have been used as a form of communication since the remote history of cavemen. Charles Sanders Pierce improved the concept of the sign from his studies. In this context, we highlight the growth of internet use mediated by social networks, which have profoundly changed the forms of communication. Through this, new possibilities emerged, opening the doors to new professions. This research analyzes the role of the digital influencer, in particular, Renata Meins and Rayza Nicácio, beauty youtubers, who through the content produced in their channels help many women discover their beauty and their potential, observing how their social networks contribute to building self-esteem and encouraging the search for the best version of themselves. Based on the Semiotics Theory, a descriptive analysis was performed, the selection of posts was made randomly from August 20 to September 16, 2019. Seeking to understand this process, ten female followers were selected, five from each influencer, with the aim of identifying the result of the work of youtubers in the lives of the female followers.
Keywords: Comunicação
Influencer digital
Autoestima
Youtube
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Jornalismo
Citation: MIRANDA, Alessandra Leite de. A influência da comunicação por meio digital na construção da autoestima. 2019. 81 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12822
Document date: 2019
Appears in Collections:Comunicação Social - Jornalismo (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlessandraLeitedeMirandaTCCGraduacao2019.pdfMonografia(Graduação)1.8 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.