Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12834
Type: Monografia(Graduação)
Title: Meme como estratégia de marketing político
Author(s): Lima, Lourrana Freire de
First Advisor: Ferreira, Gerson Luiz Scheidweiler
Summary: Este trabalho dedica-se ao estudo do fenômeno e influência dos memes. Tem como objetivo, estudar, estruturar, facilitar e organizar estratégias, referências e bases teóricas para entender melhor toda evolução da mimese até chegar ao termo meme. As redes sociais surgiram como meios de grandes influências em vários segmentos. A partir disso, entenderemos como essas ferramentas estão contribuindo na atividade política para a construção ou desconstrução das imagens e disseminação de ideias, e compreender como os conteúdos surgidos e viralizados através da internet fazem parte do imaginário social dos que utilizam a grande rede. Tendo como finalidade analisar de que forma os profissionais de comunicação estão usando essa ferramenta no âmbito político e apresentar a dimensão teórica dos memes como um meio para o entendimento desse novo processo político e discutir o potencial do meme como mecanismo retórico e persuasivo.
Abstract: This work is dedicate to the study of the phenomena and influence of memes. It aims to study, structure, facilitate and organize strategies, references and theoretical bases to the better understanding of all evolution to mimesis until arriving at the term meme. Social networks have emerged as a medium of great influence in various segments; I will try to figure it out how in political activity these tools are contributing to the construction and deconstruction of images and dissemination of ideas. Also, try to understand how the contents arisen and went viral through the internet, and how they are part of social imagination of those who use the great network. With the purpose of analyzing how communication professionals are using this tool in the political sphere to present the theoretical dimension of memes as a means to understand this new political process and to discuss meme's potential as a rhetorical and persuasive mechanism.
Keywords: Meme
Cultura digital
Marketing político
Redes sociais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: LIMA, Lourrana Freire de. Meme como estratégia de marketing político. 2019. 82 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12834
Document date: 2019
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LourranaFreiredeLimaTCCGraduacao2019.pdfMonografia(Graduação)2.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.