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Tipo: Artigo
Título: Branding e estratégia cultural: uma análise da narrativa da Vogue no Instagram
Autor(es): Queiroz Júnior, Sergio Ricardo de Lima
Primeiro Orientador: Motter, Clarissa
Resumo: O universo das marcas encontra-se em constante evolução e desenvolvimento, e a todo momento somos percebidos como agentes e reféns desse cenário. Sabendo que todas essas transformações são estrategicamente classificadas como sendo de mercado, o trabalho em questão busca desenvolver uma reflexão sobre até que ponto essas transformações “Mercadológicas”, impactam em vertentes culturais e humanas agregando um panorama estratégico a vivência cultural. A maioria das ferramentas utilizadas na construção das marcas, são interpretadas e classificadas como ferramentas de mercado. Porém o conteúdo de seu desenvolvimento e sua metodologia de trabalho, demonstram uma influência de fatores culturais significativos, e apresentam familiaridade com conceitos como: Imaginário social, comportamento humano, segmentação de público, audiência e opinião pública. A reflexão deste trabalho gira em torno de propor uma análise dos verdadeiros impactos de se viver uma “cultura estratégica”, estruturado no conceito de cultura em “A ideia de cultura”, de Terry Eagleton que propõe e interpreta a cultura como um conceito que deve se abrir e não se definir, que deve ampliar e não segmentar, a classificação desses conceitos como mercadológicos, abre uma lacuna linguística que gera impactos devastadores à cultura. O Instagram da marca VOGUE no Brasil em contraste com a perspectiva da análise do discurso de Foucault (1970) nesta pesquisa, limita-se a compreensão do Branding como a metodologia que cria, gerencia e administra esses valores de marca, portanto, cabe uma análise objetiva sobre, de que maneira o Branding como metodologia de criação de valores para as marcas interfere diretamente no processo da cultura.
Palavras-chave: Branding
Estratégia cultural
Vogue Brasil
Instagram
Cultura
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Programa: CST - Publicidade e Propaganda
Citação: QUEIROZ JÚNIOR, Sérgio Ricardo de Lima. Branding e estratégia cultural: uma análise da narrativa da Vogue no Instagram. 2019. 21 f. Artigo (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12840
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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