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dc.contributor.advisor1Dravet, Florence Marie-
dc.creatorAraujo, Vera Eloina Samuel de-
dc.date.accessioned2020-03-03T16:13:28Z-
dc.date.available2020-02-29-
dc.date.available2020-03-03T16:13:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationARAÚJO, Vera Eloina Samuel de. Criatividade em tempos de capitalismo estético – um estudo do filme da Coca-Cola – Fábrica da Felicidade. 2019. 23 f. Artigo (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12841-
dc.description.abstractThe article aims to analyze the elements of creativity in the Coca-Cola film "Happiness Factory", extended version (2008). The motivation for the theme is the curiosity to know what makes Coca-Cola keep so long in the market, with a large, varied and loyal audience.How important is creativity to its success? How is creativity used in its campaigns? The study contextualizes Coca-Cola in the history of advertising and seeks to identify and discuss some advertising techniques considered creative.The analysis identifies, in the narrative, the application of creative techniques and how they contribute to achieving the film's goal.The film features a technically structured storytelling, where the actual and possible scenarios are presented more colorful and magical, with the goal of leading the audience on an engaging journey; the narrative that takes place in two worlds, one real and one imaginary, with different temporalities, making a connection between these worlds, where commitment, work, collaboration, joy, celebration and rewarded effort arise, all articulated to seduce the viewer. This narrative aims to create meaning in the relationships between the company, its employees and its consumers.The film features Coca-Cola as a source of worker and consumer happiness, and its employees, as representatives of the Organization, become participants in something that impacts the world. Times have changed, contexts have changed, 7 we have entered the age of world aestheticization and creativity is imperatively present in Coca-Cola advertising in various ways.pt_BR
dc.description.resumoO artigo analisa elementos de criatividade presentes no filme “Fábrica da Felicidade”, versão estendida (2008). A motivação para o tema é a curiosidade sobre o que faz com que a Coca-Cola se mantenha há tanto tempo no mercado, com um público extenso, variado e fiel. Que importância tem a criatividade para o seu sucesso? Como a criatividade é usada nas suas campanhas? O estudo faz uma contextualização da Coca-Cola na história da publicidade e identifica e discorre sobre algumas técnicas publicitárias consideradas criativas. A análiseidentifica, na narrativa, a aplicação das técnicas criativas e como elas contribuem para alcançar o objetivo do filme.O filme apresenta um storytelling, arte de contar histórias, tecnicamente estruturado, onde os cenários, reais e possíveis, são apresentados mais coloridos e mágicos, com o objetivo de conduzir o público em uma jornada envolvente; anarrativa se passa em dois mundos, um real e um imaginário, com temporalidades diferentes, e faz uma conexão entre esses mundos, onde afloram compromisso, trabalho, colaboração, alegria, festa e recompensa, tudo articulado para seduzir o espectador.A finalidade da narrativa é criar significados nas relações entre empresa, funcionários e consumidores. O filme apresenta a Coca-Cola como fonte de felicidade de trabalhadores e de consumidores, e seus funcionários, representantes da Organização, se tornam participantes de algo que impacta o mundo. Mudaram os tempos, mudaram os contextos, adentramos a era da estetização do mundo e a criatividade se faz presente na publicidade da Coca-Cola, imperativamente, de várias formas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Cláudia de Fátima Moura (claudiaf@ucb.br) on 2020-02-29T15:23:19Z No. of bitstreams: 1 VeraEloinaSamueldeAraujoTCCGraduacao2019.pdf: 432625 bytes, checksum: 48ed25cf2c3c6900dc9fbe319a1e9b7a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2020-03-03T16:13:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VeraEloinaSamueldeAraujoTCCGraduacao2019.pdf: 432625 bytes, checksum: 48ed25cf2c3c6900dc9fbe319a1e9b7a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-03T16:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VeraEloinaSamueldeAraujoTCCGraduacao2019.pdf: 432625 bytes, checksum: 48ed25cf2c3c6900dc9fbe319a1e9b7a (MD5) Previous issue date: 2019en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação, Tecnologia e Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.programCST - Publicidade e Propagandapt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCoca-Colapt_BR
dc.subjectFelicidadept_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleCriatividade em tempos de capitalismo estético – um estudo do filme da Coca-Cola – Fábrica da Felicidadept_BR
dc.typeArtigopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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