Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12873
metadata.dc.type: Artigo
Title: Uma abordagem filogenética no ensino de algas
metadata.dc.creator: Oliveira, Valéria Paola Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Guimarães, Melina
metadata.dc.description.resumo: O uso da Sistemática Filogenética é tido hoje como fundamental para o estudo da diversidade biológica. A compreensão da diversidade de algas ainda hoje é um desafio para os estudantes do ensino médio, seja por preconcepções baseadas em classificações antigas, seja pelo fato da compreensão das relações filogenéticas pelos próprios cientistas estarem em constante mudança. A partir dessa premissa, o presente trabalho visou analisar o capítulo de algas presente em sete livros didáticos do ensino médio, a partir de uma ficha de avaliação, também verificar a percepção de estudantes sobre o conceito “algas” e seu posicionamento taxonômico e confrontar essa percepção àquelas apresentadas nas obras didáticas. A análise dos livros didáticos mostrou que apenas duas coleções atendem de forma satisfatória aos requisitos estabelecidos no presente trabalho. A maioria das obras ainda adota o uso da classificação em Reinos. Entretanto, um avanço pode ser notado, pois todas as coleções apresentam a sistemática filogenética de algas como uma ciência dinâmica e o uso das algas pelo homem. Com relação aos estudantes, foi possível notar que a Sistemática Filogenética de algas é pouco conhecida por eles e que ainda existem confusões quanto à relação da filogenia com a classificação taxonômica. Sendo assim, recomenda-se que, ainda que se adote uma classificação que não corresponda à visão mais atual das relações filogenéticas, os livros didáticos deveriam enfatizar os processos evolutivos como mecanismos para a diversidade. Ademais, sugere-se que os livros deem maior destaque à temática algas, a fim de incentivar a pesquisa e a conservação.
Abstract: The use of phylogenetic systematics is recognized as fundamental to the study of biologic diversity. The comprehension of the algae diversity still challenges the understanding of the high school students, either by preconceptions based on former classifications either by the constant change and development of the scientific knowledge. From this premise, this project aimed at analyzing the chapters which treat about algae in seven high school textbooks and confront the perception of the students about the theme. The analysis of the textbooks has shown that only two of them fit the criterions that we stablished. Most of the books still adopts the classification in Kingdoms. On the other hand, all books seem to be update regarding the treatment of algae phylogenetic systematics as a dynamic science and the use of algae by the humans. As to the students, it was noticed that the phylogenetic systematics is not acquainted to them and that there are still misconceptions about the classification. Therefore, we recommend that even if the textbooks does not adopt the more update classification, based on the actual knowledge of the phylogenetic relations, it is important that the textbooks emphasize the evolutionary processes as a mechanism to the diversity. Besides, we suggest that the textbooks should highlight the algae theme, in order to encourage the research and the conservation of algae.
Keywords: Educação básica
Sistemática filogenética
Livro didático
Algas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
metadata.dc.publisher.program: Ciências Biológicas (Graduação)
Citation: OLIVEIRA, Valéria Paola Silva de. Uma abordagem filogenética no ensino de algas. 2019. 57 f. Artigo (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12873
Issue Date: 2019
Appears in Collections:Ciências Biológicas (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ValériaPaolaSilvadeOliveiraTCCGraduacao2019.pdfArtigo1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.