Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12892
Type: Artigo
Title: Diagnóstico situacional e apresentação de proposta para o manejo dos resíduos da cooperativa de coleta e triagem de resíduos sólidos urbanos
Author(s): Sousa, Ana Caroline Lima de
First Advisor: Barbosa, Willem Wily de Paula
First co-advisor: Silva, Douglas José da
Summary: A gestão dos resíduos sólidos por cooperativas contribuem para o desenvolvimento econômico, social e sustentável por meio de ações que geram renda aos cooperados, uma vez que desempenham funções na coleta, triagem e comercialização dos resíduos sólidos recicláveis. Porém para que as cooperativas possam gerir os resíduos com mais eficiência, é necessário uma sistematização em todos os processos realizados. Logo é preciso avaliar a cooperativa como um todo para propor medidas de aprimoramento voltadas para o manejo dos resíduos. Assim, este trabalho teve por objetivo geral propor uma metodologia manejo dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU para a cooperativa Ecolimpo. Como objetivos específicos designam-se: a) elaborar um diagnóstico da cooperativa; b) propor intervenções técnicas que melhorem a eficiência do processo produtivo; c) projetar uma planta baixa. Trata-se de uma pesquisa de campo quali-quantitativa embasada em bibliografia retirada do Portal da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Católica de Brasília - UCB, Scientific Eletronic Library Online (Scielo). Por meio do diagnóstico pôde-se realizar o levantamento dos principais fatores que influenciam na produção, como a falta de assiduidade, pontualidade dos cooperados, fluxo desorganizado dos resíduos e a necessidade de melhorias estruturais. Com a execução das medidas propostas estima-se que a eficiência na cooperativa possa aumentar a renda dos triadores em 45,65%, além de proporcionar a eles melhores condições de trabalho. Entretanto, acerca dos benefícios, a cooperativa pode ainda aumentar o valor agregado dos recicláveis se adequarem os métodos criados com a aquisição de novo equipamentos.
Keywords: Cooperativa
Coleta seletiva
Manejo dos resíduos
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
Program: Engenharia Ambiental e Sanitária (Graduação)
Citation: SOUSA, Ana Caroline Lima de. Diagnóstico situacional e apresentação de proposta para o manejo dos resíduos da cooperativa de coleta e triagem de resíduos sólidos urbanos. 2019. 27 f. Artigo (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12892
Document date: 2019
Appears in Collections:Engenharia Ambiental (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaCarolineLimadeSousaTCCGraduação2019.pdfArtigo2.33 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.