Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12893
Type: Artigo
Title: Aproveitamento energético de lodo da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no município de Águas Lindas, Goiás.
Author(s): Silva, Lorenna Abreu Coutinho da
First Advisor: Rodrigues, Tatyane Souza Nunes
Summary: A biomassa é uma forma de energia renovável, onde se destaca a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera. O lodo, um dos subprodutos gerados nas estações de tratamento de esgoto (ETEs), com composição rica em gás metano (CH4), possui potencial de aproveitamento energético. O trabalho realizado apresenta uma análise a partir de pesquisa bibliográfica e adaptação de metodologia, na qual foi estimada a produção de biogás da ETE do Município de Águas Lindas de Goiás, bem como as frações de dióxido de carbono (CO2) e CH4, bem como determinados o quantitativo de dióxido de carbono equivalente e a viabilidade econômica do processo, a partir da análise comparativa quanto ao ano de 2019 e estimativa para o ano de 2035. Com isso, pode-se obter a caracterização da área estudada e notar a redução da emissão dos gases estudados caso fossem investidos em biogás, demonstrando as vantagens ambientais. O cálculo da quantidade gerada de dióxido de carbono equivalente permitiu estimar o quanto poderia ser lucrado em créditos de carbono pelo empreendimento. Também foi possível notar qual seriam as possíveis vantagens ou os prejuízos para a ETE a partir desse investimento. O investimento inicial seria de R$ 19.119.600,00 e custo médio anual de operação e manutenção de R$ 2.124.400,00, não sendo vantajoso de imediato. Porém o valor estimado para produção de biogás no ano de 2019 é de 6373,20 m³/dia e 7476,27 m³/dia no ano de 2035, gerando economia de 41% em cima da energia gerada da ETE.
Keywords: Biogás
Estação de Tratamento de Esgoto - ETE
Energias renováveis
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
Program: Engenharia Ambiental e Sanitária (Graduação)
Citation: SILVA, Lorenna Abreu Coutinho da. Aproveitamento energético de lodo da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no município de Águas Lindas, Goiás. 2019. 29 f. Artigo (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12893
Document date: 2019
Appears in Collections:Engenharia Ambiental (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LorennaAbreuCoutinhodaSilvaTCCGraduacao2019.pdfArtigo1.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.