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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: O futuro do transporte ferroviário no Brasil: evolução ou estagnação?
metadata.dc.creator: Carvalho, Álvaro Antonio de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Ana Paula Motta
metadata.dc.description.resumo: O objetivo deste trabalho de pesquisa foi de verificar quais são as perspectivas de futuro para o setor ferroviário brasileiro. Para tanto, uma breve passagem pela história das ferrovias no mundo e no Brasil, como surgiu, quais obstáculos foram rompidos ao longo das décadas até os dias atuais. Analisou-se as consequências da estatização com a criação da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). Verificou-se quais medidas vêm sendo adotadas pelo governo para eficácia e eficiência do Sistema Logístico de Transporte Nacional, necessárias para o pleno desenvolvimento da nação e do povo brasileiro. O Plano Nacional de Desestatização (PND) iniciado em 1990 e efetivado em 1995, despertou o interesse do governo e do setor privado, fato que gerou inúmeros projetos e reativou outros parados há anos. As questões ambientais foram igualmente analisadas, quanto ao nível de comprometimento do setor ferroviário e quais as ações estão sendo tomadas para a preservação do meio ambiente. Por último, não menos importante, quais as perspectivas para o sistema logístico, bem como, para o setor ferroviário, quanto a investimentos em gestão, infraestrutura, aquisição de novos e avançados equipamentos de comando e controle, rodagem e de proteção ao meio ambiente e, ainda, quais as probabilidades de investimento na capacitação e treinamento do capital humano empregado no sistema ferroviário.
Abstract: The objective of this research study was to verify the prospects for the future for the Brazilian railway sector. To this end, a brief passage through the history of railways in the world and in Brazil, how emerged, which obstacles have been disrupted over the decades to the present day. The consequences of the nationalization with the creation of the Federal railway network (RFFSA) were analyzed. It was verified what measures have been adopted by the Government for the effectiveness and efficiency of the logistic system of national transportation, necessary for the full development of the nation and the Brazilian people. The National Plan of Denationalization (PND) initiated in 1990 and was made effected in 1995, aroused the interest of the Government and the private sector, a fact that generated numerous projects and reactivated others stopped for years. The Environmental issues were also analyzed as to the level of commitment of the railway sector and which actions are being taken to preserve the environment. Lastly, no less important, what are the prospects for the logistic system, as well as for the railway sector, in terms of investments in management, infrastructure, acquisition of new and advanced equipment for command and control, shooting and protection in the environment and, also, what are the odds of investing in training and training of human capital focused on the rail system.
Keywords: Transporte ferroviário
Ferrovias
Proteção ambiental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: CARVALHO, Álvaro Antonio de. O futuro do transporte ferroviário no Brasil: evolução ou estagnação?. 2019. 29 f. Artigo (MBA em Logística, Transporte e Mobilidade) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12923
Issue Date: 2019
Appears in Collections:PPG - Revistas e Artigos Científicos

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