Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12973
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial
metadata.dc.creator: Kutchma, João Luiz Nascimento
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Ana Paula Motta
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta um cenário do uso de combustíveis fósseis na aviação comercial e seus impactos ambientais, também apresenta a evolução e o uso de tecnologias sustentáveis para mitigar os prejuízos causados à natureza pela queima deste derivado de petróleo. No mundo globalizado atual os transportes desempenham papel fundamental na movimentação de pessoas e riquezas. Apesar da pequena contribuição do setor aéreo na emissão de poluentes, o segmento tem estabelecido metas ambiciosas com o intuito de se tornar mais sustentável e tem buscado a redução dos impactos da aviação mundial no aquecimento global. O crescimento da preocupação com o meio ambiente tem impulsionado o desenvolvimento de novas fontes de energia ao redor do globo com a finalidade de diminuir os impactos causados pela evolução humana, o emprego de biocombustíveis de aviação se apresenta como contribuição do modal aéreo para diminuição da emissão de poluentes na atmosfera. O Brasil destaca-se no cenário dos biocombustíveis aeronáuticos por seu pioneirismo e por sua capacidade de produção de insumos necessários à produção de biocombustíveis a nível mundial. A pequena demanda atual figura como óbice ao desenvolvimento e implementação das práticas mais sustentáveis. Finalmente, baseado nas informações levantadas, exponho um ponto de vista sobre a viabilidade do uso dos biocombustíveis na aviação comercial.
Abstract: This article presents a scenario of the use of fossil fuels in commercial aviation and its environmental impacts. It also presents the evolution and use of sustainable technologies to mitigate the damage caused to nature by burning this oil derivative. In today's globalized world, transport plays a fundamental role in the movement of people and wealth. Despite the airline's small contribution to pollutant emissions, the segment has set ambitious targets to become more sustainable and has sought to reduce the impacts of global aviation on global warming. The growing concern with the environment has driven the development of new energy sources around the globe in order to reduce the impacts caused by human evolution. The use of aviation biofuels presents itself as a contribution of the air modal to reduce emissions. of pollutants in the atmosphere. Brazil stands out in the aeronautical biofuel scenario for its pioneering spirit and for its production capacity of inputs necessary for biofuel production worldwide. The current small demand stands as an obstacle to the development and implementation of the most sustainable practices. Finally, based on the information gathered, I present a point of view on the feasibility of using biofuels in commercial aviation.
Keywords: Biocombustíveis
Aeronáutica comercial
Combustíveis fósseis
Desenvolvimento sustentável
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: KUTCHMA, João Luiz Nascimento. A viabilidade do uso de biocombustíveis na aviação comercial. 2019. 12 f. Artigo (MBA em Logística, Transporte e Mobilidade) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/12973
Issue Date: 2019
Appears in Collections:PPG - Revistas e Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JoaoLuizNascimentoKutchmaTCCLatoSensu2019.pdfArtigo893.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.