Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13115
Type: Monografia(Graduação)
Title: Prevalência da encefalopatia crônica não-progressiva da infância do tipo atetose na clínica escola da Universidade Católica de Brasília
Author(s): Souza, Patrícia Matos Péres de
First Advisor: Borges, Maria Beatriz Silva e
Summary: A encefalopatia crônica da infância é uma afecção neurológica que pode surgir como conseqüência de diversos fatores. Entretanto, o recém-nascido que apresenta asfixia neonatal ou alguma evidência de encefalopatia hipóxico-isquêmica, ou ainda, icterícia neonatal tem maiores chances de desenvolver seqüelas neurológicas, principalmente a paralisia cerebral do tipo atetose. Este estudo foi realizado na Clínica Escola da Universidade Católica de Brasília (UCB), durante o 2o semestre do ano de 2001, por meio de coleta de dados de pacientes portadores de paralisia cerebral do tipo atetose no universo de pacientes com diagnóstico de paralisia cerebral.Os dados coletados, tais como histórico gestacional, intercorrências e intervenções, foram analisados para melhor compreensão dos casos apresentados.Ficou constatado que o número de casos de paralisia cerebral do tipo atetose atinge o valor de 37% dos casos de paralisia cerebral diagnosticado na Clínica Escola da UCB. Este valor é bastante significativo e negativamente importante quando se analisa os fatores causais de sua ocorrência, tanto na história gestacional e pós-parto imediato, quanto sob o ponto de vista sócio-econômico das famílias pesquisadas.
Keywords: Encefalopatia crônica da infância
Recém-nascido
Atetose
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Fisioterapia (Graduação)
Citation: SOUZA, Patrícia Matos Péres de. Prevalência da encefalopatia crônica não-progressiva da infância do tipo atetose na clínica escola da Universidade Católica de Brasília. 2002. 61 f. Monografia (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2002.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13115
Document date: 2002
Appears in Collections:Fisioterapia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PatríciaMatosPéresdeSouzaTCCGraduacao2002.pdfMonografia(Graduação)1.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.