Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13177
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | O papel do ledor na permanência de estudantes com deficiência visual no ensino superior |
metadata.dc.creator: | Lino, Gabriela Pereira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Cordeiro, Bernadete Moreira Pessanha |
metadata.dc.description.resumo: | O presente artigo analisou o papel do Ledor para a permanência de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa que utilizou como instrumento de coleta de dados, entrevistas com 3 estudantes deficientes visuais, cegos e com baixa-visão, de uma Universidade particular do Distrito Federal. Ainda realizou-se entrevista com 3 Ledores que já atuaram e estão atuando com estudantes que possuem essa deficiência, esses Ledores também são estudantes da mesma instituição de ensino e atuam ou já atuaram como Ledores voluntários. Foi construído um questionário com 10 perguntas abertas aos estudantes com deficiência e 6 para os Ledores. Foi observado que para exercer um bom papel, o Ledor necessita ter capacitação, bem como uma postura humanizada. Além disso, quando esses estudantes tem acesso a esse apoio e entre outros, eles conseguem permanecer no Ensino Superior. |
Abstract: | The present article analyzed the role of Reader for the permanence of students with visual impairment in College Education. This is a qualitative approach investigation that used as data collection instrument interviews with 3 visually impaired, blind and low visions. students from a private University of the Federal District. Also carry out an interview with 3 Readers who have worked and they are working with students who have this disability. These Readers are also students of the same educational institution and act or have acted as volunteer Reader. A questionnaire was built with 10 discursive inquiries to students with disabilities and 6 to Readers. It was observed that to play a good role, the Reader needs to have training and humanized posture. Furthermore, when these students have access to this support and others supports, they can stay in college education |
Keywords: | Ledor Deficiência visual Ensino superior |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
metadata.dc.publisher.program: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Citation: | LINO, Gabriela Pereira. O papel do ledor na permanência de estudantes com deficiência visual no ensino superior. 2019. 31 f. Artigo (Pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia com ênfase em Neurociência) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13177 |
Issue Date: | 13-Dec-2019 |
Appears in Collections: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GabrielaPereiraLinoTCCLatoSensu2019.pdf | Artigo | 778.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.