Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13220
Type: | Monografia(Graduação) |
Title: | O flashback como recurso para construção de personagem: análise de Toy Story 2 e Toy Story 3 |
Author(s): | Lago, Larissa Alves Fontenele, Poliana Tais de Sousa |
First Advisor: | Vidigal, Alex |
Summary: | A criação do roteiro é essencial para a construção de personagens com camadas psicológicas que despertam algum sentimento no espectador. Nos anos 1980, os filmes de animação tiveram a necessidade de se encaixar nas estruturas narrativas para alcançar novos públicos, não somente as crianças. Os estúdios Disney e Pixar foram fundamentais para a evolução desse gênero no cinema no Ocidente. O presente trabalho tem o objetivo de analisar a construção dos personagens Jessie, em Toy Story 2 (1999), e Lotso, em Toy Story 3 (2010) nos moldes de herói e vilão, a partir de dois flashbacks utilizados nos filmes. Com base nos estudos de McKee (2006), Campbell (1949), Vogler (2006) e Damasceno (2013), através da análise fílmica observa-se que a relação do espectador com o personagem pode ser modificada após a utilização do flashback na narrativa. Também muda a relação com a jornada heroica de Woody, o protagonista da franquia. |
Abstract: | The script’s creation is essential for the construction of characters with psychological layers that arouse some feeling in the viewer. In the 1980s, the animated films had the need to fit into the narrative structures to reach new audiences, not only children. Disney and Pixar Studios were fundamental in the evolution of this genre in cinema in the Ocident. The present work aims to analyze the construction of the characters Jessie, in Toy Story 2 (1999), and Lotso, in Toy Story 3 (2010) into the molds of hero and villain, from the two flashbacks used in the films. Based in the studies of McKee (2006), Campbell (1949), Vogler (2006) and Damasceno (2013), through the filmic analysis it is observed that the viewer’s relationship with the character can be modified after using the flashback in the narrative. It also changes the relationship with the heroic journey of Woody, the franchise’s protagonist. |
Keywords: | Filmes - Animação Estrutura narrativa Flashback Toy Story Disney Pixar |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
Program: | CST - Jornalismo |
Citation: | LAGO, Larissa Alves; FONTENELE, Poliana Tais de Sousa. O flashback como recurso para construção de personagem: análise de Toy Story 2 e Toy Story 3. 2019. 53 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019. |
Access Type: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13220 |
Document date: | 2019 |
Appears in Collections: | Comunicação Social - Jornalismo (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LarissaAlvesLagoTCCGraduacaoParcial2019.pdf | Monografia (Parcial) | 284.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.