Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13222
Type: Artigo
Title: Fatores de risco para paralisia cerebral em pacientes atendidos no Setor de Fisioterapia do hospital da Universidade Católica de Brasília
Author(s): Oliveira, Leila Silva de
Marques, Luzia Santana
First Advisor: Borges, Maria Beatriz Silva e
Summary: Objetivos: Este estudo teve como objetivo analisar a prevalência dos fatores de risco nos pacientes com paralisia cerebral atendidos no Setor de Fisioterapia do Hospital da Universidade Católica de Brasília (HUCB). Metodologia: Foi realizado um estudo transversal, onde foram revisados 75 prontuários de pacientes portadores de paralisia cerebral, e para a análise estatística, foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences) 10.0 for Windows e a Correlação de Spearman (p≤0,05). Resultados: A média de idade dos pacientes foi de 5,1 ± 3,3 meses, variando de 01 ano a 14 anos. Foi encontrado predomínio da paralisia cerebral do tipo espástica (89,4%), tendo como mais prevalente a forma quadriplégica (42,7%). De acordo com a análise estatística foi observada correlação significativa entre os tipos de paralisia cerebral e acidente vascular cerebral, encefalite viral e anemia falciforme. Conclusão: O pré-natal adequado é uma estratégia fundamental para identificar os fatores de risco para paralisia cerebral, e conseqüentemente tem o objetivo de reduzir as taxas de prematuridade e o desenvolvimento da paralisia cerebral em gestações de alto risco.
Keywords: Paralisia cerebral
Comprometimento motor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Fisioterapia (Graduação)
Citation: OLIVEIRA, Leila Silva de; MARQUES, Luzia Santana. Fatores de risco para paralisia cerebral em pacientes atendidos no Setor de Fisioterapia do hospital da Universidade Católica de Brasília. 2007. 16 f. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13222
Document date: 2007
Appears in Collections:Fisioterapia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeilaSilvadeOliveiraTCCGraduacao2007.pdfArtigo302.96 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.