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Type: Artigo
Title: Real x virtual: o videogame como ferramenta de experiência
Other Titles: Real versus virtual: o videogame como ferramenta de experiência
Author(s): Cabral, Fernando Guilherme Silva
First Advisor: Sousa, Alex Vidigal Rodrigues de
Summary: Este artigo propõe identificar se o videogame pode ou não ser considerado uma ferramenta de experiência. Baseado em Teorias da Comunicação, adentrar o imaginário em torno dos jogos, abordando como se pode pensar essa ferramenta. Tentando esclarecer alguns caminhos pouco explorados no mercado dos jogos e entender os pontos que ajudaram a construir imaginários. O objetivo é pensar como a indústria dos games trata a questão da experiência de seus jogadores e como as comunidades de gamers vem ganhando espaço para se expressar. Em busca de enxergar uma forma menos mercadológica, fomentando assim outras indagações acerca do videogame. Dessa forma, colocando não só o aparelho em foco, mas as possibilidades de aprendizado e desenvolvimento que seus jogos podem nos proporcionar.
Abstract: This article proposes to identify if the game may or may not be considered a tool of experience. Based on theories of communication, enter the imagination around the games, discussing how can we think this tool. Trying to clarify some unexplored paths on the market and understand the points that helped build imaginary. The goal is to think like the games industry treats the question of experience of its players and how communities of gamers has been gaining space to express themselves. Seeking to see a less market, encouraging other inquiries about the video game. In this way, putting not only the device in focus, but the possibilities for learning and development that their games can provide.
Keywords: Videogames
Imaginação
Cibercultura
Semiótica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: CST - Publicidade e Propaganda
Citation: CABRAL, Fernando Guilherme Silva. Real x virtual: o videogame como ferramenta de experiência. 2018. 19 f. Artigo (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13228
Document date: 2018
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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