Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13279
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: Estudo sobre as práticas assistenciais para promover a segurança do paciente no Programa de Assistência Domiciliar em um serviço público do DF
Autor(es): Silva, Layane Araújo da
Ramos, Leidiane Marques
Primeiro Orientador: Gottems, Leila Bernarda Donato
Resumo: Trata-se de um estudo que tem como temática a segurança do paciente na atenção domiciliar centrado no cuidado com o paciente inserido na atenção domiciliar, na SES/DF por meio do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar da Regional de Ceilândia (NRAD), assistidos pela equipe multiprofissional e interdisciplinar. Objetivo: verificar as práticas assistenciais de enfermagem para a segurança dos pacientes que utilizam os serviços de assistência domiciliar à saúde. Metodologia: Estudo de caso qualitativo do tipo descritivo e exploratório. Coleta de dados por meio de entrevista com roteiro semiestruturado com 6 profissionais de saúde que atuam na atenção domiciliar. As respostas foram gravadas e posteriormente transcritas para a análise. Resultados: as práticas foram divididas em: administração de medicamentos, terapia nutricional, prevenção de riscos (ulcera de pressão, de infecções, e de queda), promoção do acesso a exames laboratoriais, prevenção de erros na coleta de exames, manejo do risco de desabastecimento de insumos, manuseio de equipamentos e comunicação efetiva e registro. Observou-se que os cuidados apresentam-se em duas polaridades, algumas focadas no cuidador e outras focadas na equipe. Conclusão: Observou-se que a maioria das práticas assistenciais para promover a segurança do paciente são desenvolvidas pelo familiar/cuidador tendo como supervisor e orientador o profissional que atua na atenção domiciliar.
Palavras-chave: Segurança do paciente
Serviços de assistência domiciliar
Cuidados de enfermagem
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Enfermagem (Graduação)
Citação: SILVA, Layane Araújo da; RAMOS, Leidiane Marques. Estudo sobre as práticas assistenciais para promover a segurança do paciente no Programa de Assistência Domiciliar em um serviço público do DF. 2015. 54 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13279
Data do documento: 2015
Aparece nas coleções:Enfermagem (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LayaneAraujodaSilvaTCCGraduacaoParcial2015.pdfMonografia (Parcial)103.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.