Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13300
Type: Monografia(Graduação)
Title: Estudo bibliométrico das produções acadêmicas de estudante de enfermagem
Author(s): Macário, Ana Paula Macário
Dias, Raiane Oliveira
First Advisor: Gottems, Leila Bernarda
Summary: O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) promove o uso da metodologia científica para descrever situações e propor intervenções de enfermagem. Objetivou-se analisar as características teóricas e metodológicas dos TCC de enfermagem de Instituição de Ensino Superior (IES) de 2007 a 2011. MÉTODO: Estudo bibliométrico dos TCC do curso de enfermagem da Universidade de Católica de Brasília (UCB) de 2007 a 2011, disponíveis no repositório institucional e no arquivo eletrônico da Direção do Curso de Enfermagem. Os textos foram analisados em etapas e por meio de duas diferentes metodologias – análise descritiva com o uso do Excel e Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) e análise qualitativa com o uso do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq). RESULTADOS: de 2007 a 2011, houve maior número de TCC defendidos em 2009 (34,3%). Em 55,9% dos TCC, os orientadores eram mestres e em 35,7%, doutores. As pesquisas foram realizadas majoritariamente em instituições de saúde (71,3%), sendo 53,1% em hospitais e 18,2% em Unidades Básicas de Saúde. Os usuários totalizaram 39,9% dos sujeitos participantes e os profissionais de saúde, 32,2%. Saúde da mulher (14,7%), da criança (14%) e saúde coletiva (13,3%), foram os temas mais estudados. Com o dendograma extraído do Iramuteq, o corpus da pesquisa foi subdividido em dois subcorpus. No primeiro, se obteve a classe 4 (Fatores relacionados ao cuidado) com 28% das Unidades de Contexto Elementar (UCE), o qual foi subdividido, extraindo-se a classe 3 (Caracterizando o contexto dos estudos) com 26% das UCE e a classe 1 (Processo de trabalho em saúde) com 19,4% das UCE. No outro subcorpus, obteve-se a classe 2 (26,6%), que se relaciona com a classe 4, evidenciando metodologias diversificadas para as pesquisas. CONCLUSÃO: As pesquisas, em sua grande maioria estão voltadas para a saúde do usuário em âmbito hospitalar e Atenção Básica de Saúde, com temas direcionados para a saúde da Mulher, Criança e Saúde Coletiva, com a ênfase na prevenção e nas políticas públicas de saúde voltadas, com método quantitativo e misto nas abordagens utilizadas.
Abstract: The Course Conclusion Paper (CBT) promotes the use of scientific methodology to describe situations and propose nursing interventions. The aim of this study was to analyze the theoretical and methodological characteristics of the Nursing TCC of the Catholic University of Brasilia (UCB) from 2007 to 2011. METHOD: Bibliometric study of the TCC of the Nursing Course of the Catholic University of Brasilia (UCB) from 2007 to 2011, available in the institutional repository and in the electronic archive of the Nursing Course Directorate. The texts were analyzed in stages and by two different methodologies - descriptive analysis using Excel and Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) and qualitative analysis using the R interface software for Multidimensional Analysis of Textes et de Questionnaires (Iramuteq). RESULTS: from 2007 to 2011, there was a higher number of CBT defended in 2009 (34.3%). In 55.9% of the CBT, the supervisors were masters and in 35.7%, doctors. The surveys were carried out mostly in health institutions (71.3%), being 53.1% in hospitals and 18.2% in Basic Health Units. Users totaled 39.9% of the participants and health professionals, 32.2%. Women's health (14.7%), children's health (14%) and collective health (13.3%) were the most studied topics. With the dendogram extracted from Iramuteq, the research corpus was subdivided into two subcorpus. In the first one, class 4 (Care-related factors) was obtained with 28% of the Elementary Context Units (ECU), which was subdivided, and class 3 (Characterizing the context of the studies) with 26% of the ECU and class 1 (Health work process) with 19.4% of the ECU. In the other subcorpus, we obtained class 2 (26.6%), which is related to class 4, showing diversified methodologies for research. CONCLUSION: Most of the research focuses on user health in hospitals and Primary Health Care, with themes directed to the health of women, children and public health, with an emphasis on prevention and public health policies, focused, with quantitative method and mixed in the approaches used.
Keywords: Bibliometria
Enfermagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Enfermagem (Graduação)
Citation: MACÁRIO, Ana Paula; DIAS, Raiane Oliveira. Estudo bibliométrico das produções acadêmicas de estudante de enfermagem. 2019. 25 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13300
Document date: 2019
Appears in Collections:Enfermagem (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaPaulaMacarioTCCGraduacaoParcial2019.pdfMonografia (Parcial)290.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.