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Type: Artigo
Title: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma discussão dos aspectos psicopedagógicos e psicossociais no Brasil
Author(s): Santos, Nilza Paixão dos
First Advisor: Barros, Débora Santos Lula
Summary: O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade. Por se tratar de um transtorno que afeta amplamente crianças e adolescentes, faz-se necessária realização de estudos que abordem o tema para subsidiar a inclusão social aliada a uma assistência adequada ao paciente e família. Este estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura com o objetivo de discutir os aspectos psicossociais e psicopedagógicos na assistência ao paciente com TDAH. A pesquisa foi realizada por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), os termos utilizados foram: “TDAH” e “psicossocial”, “TDAH” e “família” e “TDAH” e “escola” com o operador booleano “and”. Dentre os fatores psicossociais estudados, brigas conjugais obteve a maior prevalência, seguida de aglomeração familiar e depressão da mãe. Estudos demonstram a importância de professores estarem capacitados para identificar comportamentos inerentes a cada indivíduo e propor atendimento diferenciado para esses alunos, além da necessidade de inclusão social do portador de TDAH e da família em programas de acompanhamento psicopedagógico, psicológico, dentre outras medidas socioeducativas.
Abstract: The Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is characterized by inattention, hyperactivity and impulsivity. Because it is a disorder which affects mainly children and adolescents widely, it is necessary accomplishment of studies that address the theme to support the social inclusion combined with appropriate assistance to the patient and family. This study it is an integrative literature review in order to discuss the psychosocial and psycho-pedagogical aspects in patient care with ADHD. The search was conducted through the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), the terms used were: "ADHD" and "psychosocial", "ADHD" and "family" and "ADHD" and "school" with the boolean operator "and". Among the factors studied, fights between the parents had the highest prevalence, followed by household crowding and depression of the mother. Studies have shown the importance of teachers being able to identify behaviors inherent to each individual and offer differentiated services for these students, as well as social inclusion of the children and family in psycho monitoring programs, psychological, among other measures.
Keywords: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
Psicopedagogia
Hiperatividade
Desatenção
Família
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Farmácia (Graduação)
Citation: SANTOS, Nilza Paixão dos. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: uma discussão dos aspectos psicopedagógicos e psicossociais no Brasil. 2015. 25 f. Artigo (Graduação em Farmácia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13345
Document date: 2015
Appears in Collections:Farmácia (Graduação)

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