Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13404
Type: Monografia(Graduação)
Title: O papel do brincar na reabilitação de crianças prematuras com transtorno de integração sensorial
Author(s): França, Shawana Santos de
First Advisor: Tristão, Rosana M.
Summary: O Transtorno de Processamento Sensorial acomete crianças com Transtorno de Espectro Autista, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Síndrome do X Frágil, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade dentre outros, porém há registros de que, em decorrência da disfunção neurológica, crianças prematuras também apresentam disfunções sensoriais. Este trabalho foi elaborado com o intuito de compreender o impacto destas alterações no desenvolvimento de crianças prematuras e como os recursos lúdicos podem ser usados no apoio terapêutico. Foram levantadas, portanto, questões relacionadas ao uso do brincar, suas contribuições e benefícios por meio de uma revisão sistemática da literatura, e a partir disso, elaborou-se sugestões de brinquedos que profissionais da área da saúde e familiares podem utilizar no desenvolvimento e estimulação, em especial, de prematuros com este déficit.
Abstract: Sensory Processing Disorder affects children with Autistic Spectrum Disorder, Coordination Developmental Disorder, Fragile X Syndrome, Attention Deficit / Hyperactivity Disorder among others, but there are records that, due to neurological dysfunction, premature infants also present sensory dysfunctions. This work was designed to understand the impact of these changes on the development of premature infants and how the recreational resources can be used for therapeutic support. Therefore, questions related to the use of play, its contributions and benefits were raised through a systematic review of the literature, and from this it was elaborated suggestions of toys that health professionals and family members can use in the development and stimulation, in premature infants with this deficit.
Keywords: Prematuridade
Desenvolvimento humano
Integração sensorial
Terapia ocupacional
Estimulação precoce
Brinquedos
Jogos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Psicologia (Graduação)
Citation: FRANÇA, Shawana Santos de. O papel do brincar na reabilitação de crianças prematuras com transtorno de integração sensorial. 2018. 55 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2018.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13404
Document date: 2018
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ShawanaSantosdeFrancaTCCGraduacaoParcial2018.pdfMonografia (Parcial)441.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.