Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13465
Type: Monografia(Graduação)
Title: “Não conheci o outro mundo por querer”: a identificação com a personagem sob o olhar da psicanálise freudiana
Author(s): Faria, Ronny Lobato
First Advisor: Oliveira, Roberto Menezes de
Summary: Este estudo teve como objetivo principal demonstrar, segundo a perspectiva da psicanálise freudiana, como o mecanismo psíquico de identificação atua na relação personagem-espectador de animê, usando como cenário a obra Yu Yu Hakusho de Yoshihiro Togashi, de 1992. Nessa época, o Brasil foi invadido por animações orientais que se tornaram febre entre o público. Essas animações, conhecidas como animês, ainda hoje favorecem o surgimento de vínculos entre estes e as personagens. Assim, entender como se dá a identificação entre espectadores e essas personagens auxilia no entendimento do conceito psicanalítico e possibilita a compreensão do atual cenário mundial em que a identificação com o outro vem dando lugar a indiferenciação e a indiferença. Justifica-se a escolha do animê Yu Yu Hakusho para este estudo, pelo mesmo ter sido o responsável, ao lado de Cavaleiros do Zodíaco de Masami Kurumada, de 1986, pela grande expansão dos animês no território nacional; por ser a primeira animação com a dublagem tipicamente brasileira; e por ser alvo de apreço particular do pesquisador. Procurou-se, ainda, identificar em depoimentos dos espectadores, publicados em entrevistas, fóruns e/ou comunidades virtuais especializadas, indícios do processo de identificação. Para alcançar tais objetivos utilizou-se a pesquisa exploratória sobre o conceito de identificação e sua atuação nas relações entre as personagens e as obras literárias. Da mesma forma, recorreu-se à análise textual descritiva para verificar os depoimentos dos expectadores. Como principais resultados notou-se que em todas as componentes do animê, a saber, enredo/temática, cronologia, personagens e dublagem, há em cena o quesito afetividade, o que vai ao encontro das propostas de Freud que postulam que para que ocorra a incorporação de traços do outro na identificação é necessário que exista uma dinâmica afetiva entre o sujeito e o objeto. Evidenciou-se como cada componente elencado acima interage na relação de identificação e apontou-se uma relação entre o atual abandono das relações sociais reais e o fortalecimento do vínculo com as personagens dos meios digitais. Por fim viu-se que o mundo da fantasia, representado pelo animê, é capaz de interferir na formação da identidade dos espectadores, por meio do vínculo afetivo constituído com o mesmo. Observou-se a arte como forma de desenvolver a criatividade e renovar movimentos internos nos sujeitos que, de forma inconsciente, passam a expressar os traços identificatórios entre eles e os objetos investidos de afeto.
Abstract: The main objective of this study was to show how, according to the perspective of Freudian psychoanalysis, how the psychic mechanism of identification works in the relation between character and spectator of anime, using the play Yu Yu Hakusho by Yoshihiro Togashi of 1992. At that time, Brazil was invaded by oriental animations that became a fever among the public. These animations, known as anime, still favor the emergence of links between these and the characters. Thus, understanding how the identification between spectators and these characters takes place helps in the understanding of the psychoanalytic concept and enables an understanding of the current world scenario in which identification with the other has given way to indifference and indifference. The choice of the anime Yu Yu Hakusho for this study, by the same having been responsible, next to Knights of the Zodiac of Masami Kurumada, of 1986, by the great expansion of the animés in the national territory; for being the first animation with the typical Brazilian dubbing; and for being the subject of particular appreciation of the researcher. It was also tried to identify in testimonials of the spectators, published in interviews, forums and / or specialized virtual communities, indications of this process of identification. In order to reach these objectives the exploratory research on the concept of identification and its performance in the relations between the characters and the literary works was used. In the same way, descriptive textual analysis is used to verify the testimonials of the viewers. As main results it was noticed that in all the components of the anime, namely, plot / theme, chronology, characters and dubbing, there is on the scene the affectivity question, which is in line with Freud's proposals that postulate that to occur incorporation of traits of the other in the identification is necessary that there is an affective dynamics between the subject and the object. It was evidenced how each component listed above interacts in the identification relation and pointed out a relation between the current abandonment of real social relations and the strengthening of the bond with the characters of the digital media. It was possible to conclude that the fantasy world represented by animê is able to interfere in the formation of identity, through the affective bond constituted with it. Finally, art was seen as a way of developing creativity and renewing internal movements in subjects who, unconsciously, begin to express the identifying traits between them and the object invested with affection.
Keywords: Identidade
Personagens
Animês
Afeto
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Psicologia (Graduação)
Citation: FARIA, Ronny Lobato. “Não conheci o outro mundo por querer”: a identificação com a personagem sob o olhar da psicanálise freudiana. 2019. 62 f. Monografia (Graduação em Psicologia) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13465
Document date: 21-Jun-2019
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RonnyLobatoFariaTCCGraduacaoParcial2019.pdfMonografia (Parcial)402.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.