Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13483
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A problemática dos pronomes demonstrativos na revisão de textos
metadata.dc.creator: Santos, Bárbara Lima dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Aragon, Carolina Coelho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetiva investigar o uso dos pronomes demonstrativos em textos de reportagens e blogues de ensino, ambos online. O motivo da escolha dos textos retirados da internet foi devido ao fato de serem recentes e estarem sempre em atualização à evolução da língua. O intuito é comparar os usos dos pronomes demonstrativos com as regras gramaticais descritas, principalmente, por Bechara (2010), Cunha e Cintra (2008), Cegalla (2008) e Bagno (2009). Mediante a análise, ficou evidente que o uso dos pronomes demonstrativos é muito abrangente e que o revisor de textos não pode tomar como referência apenas uma gramática, pois não é possível verificar todos os usos dos pronomes utilizando apenas um suporte teórico. Devido à complexidade quanto ao uso dos pronomes, o objetivo é auxiliar o revisor quanto à colocação dos pronomes em diferentes situações discursivas. As reportagens (Extra.globo; Gazeta do Povo; Extraclasse e O Globo Brasil); e os blogues (Ensino Interativo e Conversa de português), foram selecionados, pois contêm diversas formas de uso em um mesmo texto. Assim, no total, foram usados quatro reportagens e dois blogues, quantidade suficiente para fazer as análises e esclarecer as situações de uso. Encontrar textos que contenham o uso desses pronomes não foi tarefa difícil, pois os demonstrativos são de muita significância no contexto comunicativo e suas ocorrências de uso são bastante relevantes. Dessa forma, concluímos que os pronomes possuem regras fixas para os textos escritos, mas, que devido à mudança do uso desses pronomes no texto falado, alguns gramáticos estão mais flexíveis com relação à descrição e situações de uso dos demonstrativos.
Abstract: Abstract: This paper aims to investigate the use of demonstrative pronouns in news articles and teaching blogs, both online. The reason for choosing the texts taken from the internet was due to the fact that they are recent and are always updated to the evolution of the language. The purpose is to compare the uses of demonstrative pronouns with the grammatical rules described mainly by Bechara (2010), Cunha and Cintra (2008), Cegalla (2008) and Bagno (2009). From the analysis, it became evident that the use of demonstrative pronouns is very comprehensive and that the proofreader cannot refer to only one grammar, as it is not possible to verify all uses of pronouns using only theoretical support. Due to the complexity of the use of pronouns, the objective is to assist the reviewer in placing pronouns in different discursive situations. The reports (Extra.globo; Gazeta do Povo; Extraclasse and O Globo Brasil); and the blogs (Teaching Interactive and Conversation of Portuguese) were selected because they contain several forms of use in the same text. Thus, in total, four reports and two blogs were used, enough to make the analysis and clarify the situations of use. Finding texts that contain the use of these pronouns was not a difficult task, as the demonstratives are very significant in the communicative context and their usage occurrences are very relevant. Thus, we conclude that pronouns have fixed rules for written texts, but that, due to the change in the use of these pronouns in spoken text, some grammarians are more flexible regarding the description and use situations of statements.
Keywords: Pronomes
Pronomes demonstrativos
Revisão de texto
Textos online
Gramática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: SANTOS, Bárbara Lima dos. A problemática dos pronomes demonstrativos na revisão de textos. 2019. 28 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Revisão de Textos) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13483
Issue Date: 2019
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BarbaraLimaTCCLatoSensuParcial2019.pdfArtigo (Parcial)285.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.