Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13499
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação) |
Title: | A mediação docente no processo de alfabetização e letramento na educação Infantil |
Author(s): | Hatabe, Márcia Kawasaki |
First Advisor: | Silva, Maria de Lourdes de Almeida |
Summary: | O presente artigo apresenta considerações decorrentes de estudos investigativos sobre o papel da mediação docente no processo de letramento e alfabetização na Educação Infantil. O estudo foi feito em uma escola privada de Educação Infantil do DF. Participaram desse estudo 4 professoras deste segmento. Trata-se de um estudo qualitativo, com apoio de dados quantitativos, cuja obtenção de dados deu-se por meio da aplicação de questionários. Os teóricos referenciados neste estudo são, dentre outros: Freire (2011), Soares (2003), Ferreiro, Teberosky (1999), Gontijo (2002), Tardif (2014) Arroyo (2003), e Micarello (2011).O estudo concluiu que há lacunas no processo de formação inicial docente frente aos desafios pertinentes às práticas de letramento e alfabetização. A mediação docente é vista como forma de aperfeiçoamento de práticas que instigam os alunos a uma atuação mais próxima da prática educativa. Nesse contexto, algumas alternativas foram apontadas pelo grupo investigado, tais como o estimulo através da curiosidade, as discussões em grupos de estudo e pesquisa, aprendizagens significativas, estimulando o imaginário e encantamento pela aquisição da leitura e escrita de forma prazerosa. |
Keywords: | Mediação docente Alfabetização Letramento |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Parents: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
Institution Abbreviation: | UCB |
Department: | Pós-Graduação Lato Sensu |
Program: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Citation: | HATABE, Márcia Kawasaki. A mediação docente no processo de Alfabetização e letramento na educação Infantil. 2016. 32 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016. |
Access Type: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13499 |
Document date: | 2016 |
Appears in Collections: | Pedagogia (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MarciaKawasakiTCCLatoSensuParcial2016.pdf | Artigo (Parcial) | 424.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.