Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13499
Type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A mediação docente no processo de alfabetização e letramento na educação Infantil
Author(s): Hatabe, Márcia Kawasaki
First Advisor: Silva, Maria de Lourdes de Almeida
Summary: O presente artigo apresenta considerações decorrentes de estudos investigativos sobre o papel da mediação docente no processo de letramento e alfabetização na Educação Infantil. O estudo foi feito em uma escola privada de Educação Infantil do DF. Participaram desse estudo 4 professoras deste segmento. Trata-se de um estudo qualitativo, com apoio de dados quantitativos, cuja obtenção de dados deu-se por meio da aplicação de questionários. Os teóricos referenciados neste estudo são, dentre outros: Freire (2011), Soares (2003), Ferreiro, Teberosky (1999), Gontijo (2002), Tardif (2014) Arroyo (2003), e Micarello (2011).O estudo concluiu que há lacunas no processo de formação inicial docente frente aos desafios pertinentes às práticas de letramento e alfabetização. A mediação docente é vista como forma de aperfeiçoamento de práticas que instigam os alunos a uma atuação mais próxima da prática educativa. Nesse contexto, algumas alternativas foram apontadas pelo grupo investigado, tais como o estimulo através da curiosidade, as discussões em grupos de estudo e pesquisa, aprendizagens significativas, estimulando o imaginário e encantamento pela aquisição da leitura e escrita de forma prazerosa.
Keywords: Mediação docente
Alfabetização
Letramento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Pós-Graduação Lato Sensu
Program: PPG - Revistas e Artigos Científicos
Citation: HATABE, Márcia Kawasaki. A mediação docente no processo de Alfabetização e letramento na educação Infantil. 2016. 32 f. Artigo (Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13499
Document date: 2016
Appears in Collections:Pedagogia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarciaKawasakiTCCLatoSensuParcial2016.pdfArtigo (Parcial)424.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.