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Type: Monografia(Graduação)
Title: A importância da cultura para o planejamento de marketing no processo de internacionalização de empresas: o caso Euro Disney na década de 1990
Author(s): Xavier, Gabriella Silva
First Advisor: Cunha, Camilla Sara Gonçalves
Summary: O presente estudo aborda a importância da cultura para o planejamento de marketing no processo de internacionalização de empresas, utilizando como base o processo experienciado pela Euro Disney durante a década de 1990. Os objetivos deste estudo foram elucidar o processo de expansão de empresas para o exterior, discutir sobre a relevância de um planejamento de marketing bem efetuado, de modo a destacar o papel cultural como um grande alicerce ao processo e conectar tais bases teóricas ao caso Euro Disney. Para o alcance do objetivo proposto foi utilizada uma abordagem qualitativa, que utilizou como instrumento a pesquisa bibliográfica e descritiva para apresentar os temas propostos. Este estudo possibilitou a análise e compreensão dos desafios enfrentados pela Disney em seu processo de internacionalização para Europa. O fator cultural impactou diretamente os resultados da empresa. Observou-se que a companhia, mesmo após ter sofrido severas perdas conseguiu reverter o cenário desfavorável ao adaptar seu modelo estratégico de forma específica para o mercado europeu.
Abstract: The current study approaches the relevance of culture to the marketing planning in the internationalization process of companies by using as basis the experienced process by Euro Disney in the 1990s. The objectives of this paper were to clarify the progress of expanding companies to the exterior, discuss about the relevance of a well performed marketing planning, in order to highlight the cultural role as a great foundation in the process and to connect these theoretical bases to the Euro Disney case. To achieve the proposed objective it was employed a qualitative approach, which used as instrument the bibliographic and descriptive research to introduce the proposed subjects. This work enabled to analyze and understand the challenges faced by Disney in its internationalization process to Europe. The cultural factor impacted directly the company’s results. It was observed that the company, even after suffering severe losses, managed to reverse the unfavorable scenario by adapting its strategic model specifically to the European market.
Keywords: Euro Disney
Internacionalização de empresas
Planejamento de marketing internacional
Cultura
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: XAVIER, Gabriella Silva. A importância da cultura para o planejamento de marketing no processo de internacionalização de empresas: o caso Euro Disney na década de 1990. 2020. 55 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13556
Document date: 2020
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