Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13791
Tipo: Exposição
Título: Diáspora: sentir o outro: uma imersão no drama de milhões de refugiados
Autor(es): Cunha, Ana Clara da
Souza, Bruno Bryan
Daniel, Marques
Ferreira, David Almeida
França, Emilly Joice
Assunção, Gabriela Regina de
Amorim, Geovanna
Batista, Giovanna Cristina
Sampaio, Hitana
Freitas, Hudson
Mota, Mateus Vinícius
Araújo, Mirian
Vasques, Núbia
Sales, Rebeca
Senna, Victor
Resumo: A exposição de artes visuais “Diáspora”, de obras criadas por alunos artistas da Sala de Talentos de Altas Habilidades de Brazlândia, visa trazer ao público a reflexão e o debate sobre a crescente onda migratória global, decorrente de perseguições políticas, étnicas e de agravamento de problemas econômicos em países como a Síria, Angola e Venezuela, e as ações humanitárias pautadas na preservação da vida e da identidade cultural dos refugiados. O diálogo com as obras nos conduzem a diversas posições sobre a grave crise humanitária da atualidade, envolvendo os milhares de refugiados e das vidas perdidas em busca de um novo começo em terras desconhecidas. Esses grupos sociais que se encontram em deslocamento deixando para trás sua terra natal, seus lares, seus pertences, membros da família e países arrasados pela opressão, pela guerra e pela miséria, levam consigo, além das fronteiras geográficas, sua cultura, sua religião e a esperança de serem acolhidos por países tão diversos dos seus. Enquanto alguns fecham os olhos para este problema global, alegando muitas vezes diferenças culturais, outros abrem as portas e buscam soluções para acolher de forma digna esses cidadãos do mundo. A mostra é composta por instalação, desenhos e pinturas que utilizam várias técnicas de produção que representam a idealização e criação de alunos de 13 a 18 anos do Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades da Secretaria de Educação do Distrito Federal na Coordenação Regional de Ensino de Brazlândia. As obras foram criadas a partir de estudos de dados, debates e análise de imagens e vídeos dos conflitos e campos de refugiados espalhados por diversos países. Essa visão juvenil transportada para a arte, parte da sensibilização a cerca do pensar e do sentir o outro, da percepção das diferenças e das semelhanças que unem a todos os seres humanos. Em um mundo onde o individualismo é tão valorizado, a busca por um pensamento coletivo e solidário deve permear as discussões sobre os limites impostos pelas fronteiras físicas e ideológicas.
Palavras-chave: Exposição
Perseguição política
Altas habilidades
Refugiados
Migração
Arte
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: SIBI - Biblioteca
Programa: SIBI - Exposições
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/13791
Data do documento: 2019
Aparece nas coleções:SIBI – Exposições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Diáspora.pdfExposição913.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.