Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14078
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: Percepções de familiares e profissionais de saúde sobre cuidados paliativos e o papel do psicólogo na equipe multidisciplinar
Autor(es): Lima, Aline Marques Silvano de
Silva, Flor de Liz Carvalho da
Brito, Samantha Lima
Primeiro Orientador: Gavaldão, Angélica de Lucas
Resumo: Este estudo teve como objetivo caracterizar as representações, as ideias e as percepções dos cuidados paliativos de familiares e profissionais envolvidos nos cuidados a estes pacientes, também refletindo sobre o papel e a importância do psicólogo na equipe multidisciplinar. Trata-se de pesquisa aplicada quanto à natureza, qualitativa quanto à forma de abordagem do problema, descritiva e exploratória quanto aos objetivos e bibliográfica e documental quanto aos procedimentos técnicos de coleta dos dados. Enquanto materiais coletados para análise, buscou-se na internet depoimentos públicos de profissionais de saúde, bem como de familiares que vivenciaram o contexto de cuidados paliativos. Como resultado desta análise observou-se que a compreensão e a percepção dos cuidados paliativos envolvem uma boa comunicação da equipe com o paciente e seus familiares, sendo o papel do psicólogo essencial, por meio de uma escuta ativa que demonstre a compreensão dos aspectos que vão além da doença, ajudando a minimizar os prejuízos emocionais. Espera se que esse estudo possa contribuir para avanços na promoção de debates sobre os cuidados paliativos, tendo em vista ser uma temática tão pouco discutida.
Palavras-chave: Cuidados paliativos
Equipe multiprofissiona
Família
Comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Psicologia (Graduação)
Citação: LIMA, Aline Marques Silvano de; SILVA, Flor de Liz Carvalho da; BRITO, Samantha Lima. Percepções de familiares e profissionais de saúde sobre cuidados paliativos e o papel do psicólogo na equipe multidisciplinar. 2020. 42 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14078
Data do documento: 2020
Aparece nas coleções:Psicologia (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlineMarquesSilvanoTCCGraduacao2020.pdfMonografia719.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.