Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14187
Type: Artigo
Title: Comparação espacial e estrutural de bancos de sementes em matas de galeria, Fazenda Água Limpa - Distrito Federal
Author(s): Ferreira, Bruno da Silva
Matias, João Pedro Sousa Bruno da Silva
Negrão, Lucas Lorenço
Lima, Allyson Gabriel Xavier de
First Advisor: Eugênio, Chesterton Ulysses Orlando
Summary: O presente estudo tem como objetivo analisar três matas de galeria (Ribeirão do Gama, Córrego da Onça e Córrego Bonito) localizadas na Fazenda Água Limpa (FAL) com o propósito de fazer uma comparação espacial e estrutural do banco de sementes destas áreas. Foram realizadas coletas de solo e serrapilheira nas três áreas estudadas, com coletas no gradiente mata adentro. Coletaram-se 84 amostras no total, representando tanto o corpo d’água quanto as de solo e serrapilheira. As amostras de solo coletadas foram divididas em dois lotes, os quais receberam diferentes tratamentos: um lote foi submetido a triagem e ao teste de tetrazólio, enquanto o outro foi encaminhado para um experimento in vivo ao longo de 45 dias em uma casa de vegetação. Adotaram-se para as amostras de tetrazólio, índices ecológicos para apontar as diferenças entre as matas. Foram contabilizadas 2853 sementes, a maioria pertencente ao Ribeirão do Gama, que também apresentou a maior densidade de sementes (1,6 sementes/m-2 ). O Córrego da Onça apresentou os maiores valores de diversidade (H’ = 2,29 e J’ = 0,777) do estudo, na serrapilheira. A maior similaridade obtida foi entre o Córrego Bonito e o Ribeirão do Gama (55,31%). Para o teste de tetrazólio, observou-se o maior número de sementes viáveis no Córrego da Onça (1,53%). Através dos valores obtidos, conclui-se que as áreas de estudo são diferentes, apesar de pertencerem à mesma bacia hidrográfica. São necessários mais estudos de longa duração para constatar se os padrões observados se mantêm.
Keywords: Densidade
Viabilidade
Similaridade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Exatas, Arquitetura e Meio Ambiente
Program: Ciências Biológicas (Graduação)
Citation: FERREIRA, Bruno da Silva; LUCAS, João Pedro Sousa Matias; NEGRÃO, Lorenço; LIMA, Allyson Gabriel Xavier. Comparação espacial e estrutural de bancos de sementes em matas de galeria, Fazenda Água Limpa - Distrito Federal. 2021. 33 f. Artigo (Graduação Ciências Biológicas) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2021.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14187
Document date: 8-Nov-2021
Appears in Collections:Ciências Biológicas (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrunodaSilvaFerreiraTCCGraduacao2021.pdfArtigo1.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.