Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14230
Type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: Diferentes padrões de resposta ao treinamento resistido de acordo com o genótipo da ECA são encontrados em pacientes em hemodiálise
Author(s): Rocha, Thiago Hilário Correia da
First Advisor: Rosa, Thiago dos Santos
Summary: O estudo da genética é um fator importante para investigar as diferentes respostas ao treinamento, destacando o genótipo da enzima conversora da angiotensina (ECA) como um gene relevante que apresenta respostas diferentes ao treinamento físico de acordo com o polimorfismo de inserção / exclusão. Embora esse genótipo seja amplamente estudado na fisiologia do exercício, seu papel na predisposição para o ganho de força e massa muscular é conflitante no desempenho atlético e ainda menos claro nos pacientes com doença renal terminal (DRT). OBJETIVO: verificar o papel do genótipo da ECA I / D na resposta do treinamento resistido (TR) na pressão arterial, massa muscular e equilíbrio redox em pacientes com DRT. MÉTODOS:320 indivíduos participaram do estudo, divididos em 4 grupos, que se submeteram a um programa de treinamento resistido periodizado, com análise do DNA genômico através de um espectrofotômetro NanoDrop® ND1000. Foram avaliadas a composição corporal por absorciometria de dupla energia por raios X (DXA), monitorização da pressão arterial ambulatorial por 24 horas (MAPA), força isométrica com a reatividade da pressão arterial e análise bioquímica através de amostras de sangue venoso. RESULTADOS: O grupo DD TR e DD CTL apresentou maiores níveis de massa gorda em relação à II + ID TR após a intervenção (p <0,0001). Já o II + ID TR ganhou peso após a intervenção, uma vez que apresentou diferenças significativas entre o pré-período e o II + ID CTL. O II + ID TR apresentou maiores níveis de força de preensão dentro e entre os grupos (p <0,0001). O genótipo DD demonstrou ter uma pressão pré-intervenção sistólica mais alta em relação aos portadores do alelo I. Ambos os genótipos (II + ID e DD) diminuíram a pressão arterial sistólica e diastólica. o DD TR aumentou significativamente o NOx e diminuiu a ADMA em relação à pré-intervenção e ao DD CTL. Além disso, o DD TR pós demonstrou níveis mais baixos de ADMA em relação aos portadores do alelo I. CONCLUSÃO: O treinamento resistido promoveu melhorias na pressão arterial, massa muscular e equilíbrio redox em pacientes com DRT.
Keywords: Treinamento resistido
Doença renal terminal
Genótipo ECA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Pós-Graduação Lato Sensu
Program: PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
Citation: ROCHA, Thiago Hilário Correia da. Diferentes padrões de resposta ao treinamento resistido de acordo com o genótipo da ECA são encontrados em pacientes em hemodiálise. 2020. 23 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Treinamento Físico Aplicado à Saúde e ao Alto Rendimento) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2020.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14230
Document date: 2020
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThiagoHilarioTCCLatoSensu2020.pdfMonografia583.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.