Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14408
Type: Monografia(Graduação)
Title: Síndrome de Burnout: impactos sobre o desempenho dos acadêmicos de enfermagem: um estudo de revisão
Author(s): Almeida, Thaís Lima de
First Advisor: Fernandes., Fernanda Monteiro de Castro
Summary: Um dos possíveis efeitos da exposição crônica ao estresse ocupacional é o desencadeamento da Síndrome de Burnout (SB), também conhecida como esgotamento profissional ou ainda exaustão emocional. Objetivo: Descrever a Síndrome de Burnout entre acadêmicos de Enfermagem por meio da literatura, caracterizando os sinais e sintomas, conhecendo a população suscetível ao desenvolvimento da SB e especificando mecanismos de prevenção entre acadêmicos de Enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. Para a realização da busca de dados foram selecionados artigos nas seguintes bases científicas: BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e MEDLINE, de acordo com os descritores: burnout, síndrome do esgotamento, esgotamento do estudante, exaustão do estudante, estudantes de enfermagem combinados com os operadores booleanos AND e OR. Resultados: Com esse estudo, foi possível conhecer a Síndrome de Burnout, caracterizada como esgotamento acadêmico; os principais sinais e sintomas apresentados são exaustão mental, alto nível de cinismo e baixa eficiência profissional. A população suscetível ao desenvolvimento dessa síndrome são em sua maioria do sexo feminino, devido maior prevalência deste genêro na Enfermagem e as demandas do cuidado com o outro, além dos mecanismos de prevenção que envolvem a implementação de programas institucionais de prevenção. Conclusão: Compreendeu-se o acadêmico como parte fundamental da sociedade, sendo esse um futuro profissional que necessita ser ouvido e acolhido na fase em que se especializa e passa por adversidades inerentes ao processo de formação.
Abstract: One of the possible effects of chronic exposure to occupational stress is the triggering of Burnout Syndrome (BS), also known as professional burnout or emotional exhaustion. Objective: To describe Burnout Syndrome among Nursing students through literature, characterizing the signs and symptoms, knowing the population susceptible to the development of BS and specifying prevention mechanisms among Nursing students. Method: This is an integrative literature review. To carry out the data search, articles were selected from the following scientific bases: VHL (Virtual Health Library), LILACS (Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences), Scielo (Scientific Electronic Library Online) and MEDLINE, in accordance with with the descriptors: burnout, exhaustion syndrome, student exhaustion, student exhaustion, nursing students combined with the Boolean operators AND and OR. Results: With this study, it was possible to understand Burnout Syndrome, characterized as academic exhaustion; the main signs and symptoms presented are mental exhaustion, high level of cynicism and low professional efficiency. The population susceptible to the development of this syndrome is mostly female, due to the greater prevalence of this gender in Nursing and the demands of caring for others, in addition to the prevention mechanisms that involve the implementation of institutional prevention programs. Conclusion: The academic was understood as a fundamental part of society, being a future professional who needs to be heard and welcomed in the phase in which he specializes and goes through adversities inherent to the training process.
Keywords: Burnout
Síndrome do esgotamento
Esgotamento do estudante
Exaustão do estudante
Estudantes de enfermagem
Exhaustion syndrome
Student Burnout
Student exhaustion
Nursing students
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Enfermagem (Graduação)
Citation: ALMEIDA, Thaís Lima. Síndrome de Burnout: impactos sobre o desempenho dos acadêmicos de enfermagem: um estudo de revisão. 2023. 24 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2023.
Access Type: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14408
Document date: 28-Nov-2023
Appears in Collections:Enfermagem (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ThaisLimaTCCParcial2023.pdfMonografia (Parcial)169.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.