Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14422
Type: Monografia(Graduação)
Title: Implicações da educação ao pensamento desenvolvimentista: uma revisão histórica e paradigmática
Author(s): Oliveira, Guilherme Paulino de
First Advisor: Lima, Jean Santos
Summary: Este trabalho tem dois objetivos principais: revisar o pensamento desenvolvimentista em suas bases teóricas e analisar o papel da educação na evolução desse pensamento. A pesquisa examina quando variáveis sociais começaram a ser consideradas no cálculo de desenvolvimento, ampliando a questão para além do crescimento econômico. Inicialmente, o estudo explora as raízes do subdesenvolvimento através da perspectiva do sistema-mundo, conforme Immanuel Wallerstein, destacando a divisão entre países industrializados e primário exportadores. Além disso, critica a evolução dos paradigmas desenvolvimentistas pós-Segunda Guerra Mundial, influenciados pelos EUA. Argumenta-se que, desde o final do século XX, há um consenso internacional para combinar crescimento econômico com desenvolvimento humano, com a educação sendo fundamental para qualquer objetivo desenvolvimentista. O estudo abrange o século XX e a virada do milênio, focando no Brasil durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, destacando a combinação de desenvolvimento econômico e humano. A pesquisa é bibliográfica e documental, com uma abordagem qualitativa e descritiva.
Abstract: This paper has two main objectives: review developmentalist thinking in its theoretical foundations and analyze the role of education in the evolution of this thought. The research examines when social variables began to be considered in the calculation of development, expanding the issue beyond economic growth. Initially, the study explores the roots of underdevelopment through the world-systems perspective of Immanuel Wallerstein, highlighting the division between industrialized countries and primary-exporting countries. Additionally, it critiques the evolution of post-World War II developmental paradigms nfluenced by the United States. It argues that, since the end of the 20th century, there has been an international consensus to combine economic growth with human development, with education being fundamental to any developmental goal. The study covers the 20th century and the turn of the millennium, focusing on Brazil during the government of Fernando Henrique Cardoso, highlighting the combination of economic and human development. The research is bibliographical and documentary, with a qualitative and descriptive approach.
Keywords: Desenvolvimento
Educação
Liberdade
Subdesenvolvimento
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: OLIVEIRA, Guilherme Paulino de. Implicações da educação ao pensamento desenvolvimentista: uma revisão histórica e paradigmática. 2024. 58 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2024.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/14422
Document date: 2024
Appears in Collections:Relações Internacionais (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GuilhermePaulinodeOliveiraTCC2024.pdfMonografia688.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.