Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7590
Type: | Artigo |
Title: | Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica |
Authors: | Gomes, Cândido Alberto da Costa |
Abstract: | O sistema educacional brasileiro tem caminhado do modelo de mobilidade social patrocinada para o modelo de mobilidade social competitiva. Uma diferença crucial entre estes modelos é o período em que começa a diferenciação dos currículos para os estudantes. No entanto, estudos comparativos sobre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, além das presentes evidências sobre o Brasil, não permitem afirmar que o modelo de mobilidade competitiva seja mais democrático que o modelo de mobilidade patrocinada. Em conseqüência, os efeitos da diferenciação curricular como meio de seleção social podem ser questionados. O papel dos currículos provavelmente não é tão influente, a menos que estejam associados a importantes fatores do contexto social. São discutidas alternativas para a democratização educacional e a preparação para o trabalho. |
Keywords: | Ensino profissional Mobilidade social Currículo Oportunidades educacionais Sistema de educação Democratização da educação |
Citation: | GOMES, Cândido Alberto da Costa. Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica. Cadernos de Pesquisa, n. 40, p.23-33,1982. |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | http://twingo.ucb.br:8080/jspui/handle/10869/349 https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7590 |
Document date: | 1982 |
Appears in Collections: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Modelos_Mobilidade_Social no Brasil.pdf | 911.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License