Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7590
metadata.dc.type: Artigo
Title: Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica
Authors: Gomes, Cândido Alberto da Costa
Abstract: O sistema educacional brasileiro tem caminhado do modelo de mobilidade social patrocinada para o modelo de mobilidade social competitiva. Uma diferença crucial entre estes modelos é o período em que começa a diferenciação dos currículos para os estudantes. No entanto, estudos comparativos sobre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, além das presentes evidências sobre o Brasil, não permitem afirmar que o modelo de mobilidade competitiva seja mais democrático que o modelo de mobilidade patrocinada. Em conseqüência, os efeitos da diferenciação curricular como meio de seleção social podem ser questionados. O papel dos currículos provavelmente não é tão influente, a menos que estejam associados a importantes fatores do contexto social. São discutidas alternativas para a democratização educacional e a preparação para o trabalho.
Keywords: Ensino profissional
Mobilidade social
Currículo
Oportunidades educacionais
Sistema de educação
Democratização da educação
Citation: GOMES, Cândido Alberto da Costa. Modelos de mobilidade social no Brasil: educação acadêmica e profissionalizante em perspectiva histórica. Cadernos de Pesquisa, n. 40, p.23-33,1982.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://twingo.ucb.br:8080/jspui/handle/10869/349
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7590
Issue Date: 1982
Appears in Collections:PPG - Revistas e Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelos_Mobilidade_Social no Brasil.pdf911.73 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons