Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7767
Type: | Artigo |
Title: | O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo |
Authors: | Leandro, Anita Pereira, Ondina Pena |
Abstract: | Trata-se, no presente artigo, de trazer à discussão duas formas distintas de representação da violência presentes no cinema brasileiro contemporâneo, o trágico e o espetáculo. O trágico, tal como o compreende Nietzsche e o interpreta Rosset, valoriza a permanência no limiar do saber e da ignorância, isto é, trata-se de uma forma que não pretende construir verdades, mas dissipar as idéias que buscam se estabelecer de uma forma fixa na posição de verdade. O espetáculo, compreendido no sentido de Debord, é, ao contrário, a aparência que se disfarça de verdade e motiva eficientemente um comportamento hipnótico por parte do espectador, que passa a ver as imagens como seres reais. Os filmes Ônibus 174 (José Padilha, 2002) e Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002) são aqui analisados como exemplos dessas duas formas de representação. |
Keywords: | Representação Cinema brasileiro Trágico Espetáculo Violência |
Citation: | PEREIRA, O. P. ; LEANDRO, Anita . O Trágico e o Espetáculo: Algumas Reflexões sobre a Representação da Violência no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Trilhas Filosóficas, v. ano 2, p. 3, 2009 |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/123456789/63 https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7767 |
Document date: | 2009 |
Appears in Collections: | PPG - Revistas e Artigos Científicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O trágico e o espetáculo_algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo.pdf | 247.72 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.