Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7767
Type: Artigo
Title: O trágico e o espetáculo: algumas reflexões sobre a representação da violência no cinema brasileiro contemporâneo
Authors: Leandro, Anita
Pereira, Ondina Pena
Abstract: Trata-se, no presente artigo, de trazer à discussão duas formas distintas de representação da violência presentes no cinema brasileiro contemporâneo, o trágico e o espetáculo. O trágico, tal como o compreende Nietzsche e o interpreta Rosset, valoriza a permanência no limiar do saber e da ignorância, isto é, trata-se de uma forma que não pretende construir verdades, mas dissipar as idéias que buscam se estabelecer de uma forma fixa na posição de verdade. O espetáculo, compreendido no sentido de Debord, é, ao contrário, a aparência que se disfarça de verdade e motiva eficientemente um comportamento hipnótico por parte do espectador, que passa a ver as imagens como seres reais. Os filmes Ônibus 174 (José Padilha, 2002) e Cidade de Deus (Fernando Meireles, 2002) são aqui analisados como exemplos dessas duas formas de representação.
Keywords: Representação
Cinema brasileiro
Trágico
Espetáculo
Violência
Citation: PEREIRA, O. P. ; LEANDRO, Anita . O Trágico e o Espetáculo: Algumas Reflexões sobre a Representação da Violência no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Trilhas Filosóficas, v. ano 2, p. 3, 2009
Access Type: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/123456789/63
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7767
Document date: 2009
Appears in Collections:PPG - Revistas e Artigos Científicos



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.