Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7996
metadata.dc.type: Artigo
Title: O jornalismo esportivo e sua influência na construção de heróis: o caso Cristiano Ronaldo
metadata.dc.creator: Silva, Aline Tavares de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Rosa, Cynthia da Silva
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho analisa reportagens que colaboram com a construção da imagem de heróis esportivos. Utilizando o conceito de herói, o artigo traz uma abordagem dos vieses do termo que se relacionam diretamente com as narrativas jornalísticas. Além disso, o trabalho trata das origens do futebol e o tratamento do esporte na mídia de massa até os dias atuais. Desta forma, essa pesquisa suscita reflexões conceituais e teóricas relativas ao modo como o jornalismo esportivo constrói a figura do atleta-herói no imaginário do público e como esse personagem assume um papel central no desenvolvimento das histórias publicadas nos veículos midiáticos. O estudo empírico acompanhou a cobertura feita pelo jornal espanhol Marca da participação do jogador português Cristiano Ronaldo durante a Champions League de 2016. Os resultados mostram que, embora a noção de herói encontre sua origem em culturas e tradições antigas, esse é um arquétipo que ainda persiste e que encontra um campo fértil de representação nas narrativas do jornalismo esportivo.
Abstract: This work analyzes reports that collaborate with the construction of the image of sports heroes. Using the concept of hero, the article brings an approach to the term biases that relate directly to journalistic narratives. In addition, the work addresses the origins of football and the treatment of sports in the mass media to the present day. In this way, this research raises conceptual and theoretical reflections about the way sports journalism builds the hero-athlete figure in the public's imagination and how this character assumes a central role in the development of stories published in media vehicles. The empirical study followed the coverage made by the Spanish newspaper Marca of the participation of the Portuguese player Cristiano Ronaldo during the 2016 Champions League. The results show that although the notion of hero finds its origin in ancient cultures and traditions, this is an archetype that still Persists and finds a fertile field of representation in the narratives of sports journalism.
Keywords: Jornalismo
Jornalismo Esportivo
Jornal Marca
Herói
Cristiano Ronaldo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: >UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Jornalismo (Graduação)
Citation: SILVA, Aline Tavares de Souza. O jornalismo esportivo e sua influência na construção de heróis: o caso Cristiano Ronaldo. 2016. 19f. Artigo (Jornalismo). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/7996
Issue Date: 6-Dec-2016
Appears in Collections:Comunicação Social - Jornalismo (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AlineTavaresDeSouzaSilvaTCC2016.pdfArtigo700.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.