Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8091
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: A Mulher da Hollywood Clássica e da Nova Hollywood
metadata.dc.creator: Melo, Nathalia Barros de
metadata.dc.contributor.advisor1: Vidigal, Alex
metadata.dc.description.resumo: Hollywood saiu da noção clássica a partir dos 1960 para dar lugar a um movimento irreverente, que ia de encontro aos ideais das décadas anteriores: a Nova Hollywood. Essas mudanças no cinema hollywoodiano são contemporâneas a movimentos sociais e políticos em países ocidentais que reivindicavam os direitos das mulheres: a primeira e a segunda onda do feminismo. Um dos pontos levantados pelas teóricas feministas é a representação da mulher no cinema. Portanto, o objetivo desse trabalho é estudar se o feminismo teve impacto na forma de se fazer cinema na Nova Hollywood, isto é, se a mulher da Hollywood Clássica e da Nova Hollywood são representadas de formas iguais ou distintas. Para tanto, dois filmes foram analisados: O Pai da Noiva (1950) e A Primeira Noite de Um Homem (1967). Foi possível observar, por meio da pesquisa, que as personagens femininas tiveram poucas mudanças de um período para o outro, isto é, a representação feminina permaneceu estereotipada da Hollywood Clássica para a Nova Hollywood.
Abstract: Hollywood was no longer classic in the 1960s and so an irreverent movement that had different ideals arose: the New Hollywood. These changes in Hollywood cinema happened at the same time as social and political movements in many Western countries that claimed for women`s rights, known as first wave and second wave of feminism. One of the subjects feminists discussed was how were women represented in cinema. The main objective of this term paper is to study if feminism had any impact in how movies were produced in New Hollywood, which means, if the representation of women in Old Hollywood is different or remains the same in New Hollywood. Therefore, the movies O Pai da Noiva (1950) and A Primeira Noite de Um Homem (1967) have been analyzed. It was observed that female characters didn’t present significant changes from one period to the other, in other words, women’s representation was similar and stereotyped in the Old Hollywood and the New Hollywood.
Keywords: Jornalismo
Hollywood Clássica
Nova Hollywood
Feminismo
Cinema
Mulher
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: >UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Jornalismo (Graduação)
Citation: MELO, Nathalia Barros de. Cemitério dos livros vivos: a visão do jornalismo pelo documentário. 2016. 59 f. Monografia (Jornalismo), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8091
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Comunicação Social - Jornalismo (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NathaliaBarrosDeMeloTCCGRADUACAO2016.pdfMonografia2.58 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.