Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8099
Type: Monografia(Graduação)
Title: Publicidade para o público infantil: uma análise de mídia do programa Bom Dia & Cia
Author(s): Teixeira, Amanda Almeida
First Advisor: Martinez, Maria Cecília Alves
Summary: O presente artigo aborda um estudo sobre como se comporta a publicidade com relação aos comerciais veiculados durante um programa do segmento infantil e como eles se relacionam com a publicidade para o público infantil através da estratégia de mídia utilizada, tendo como objeto de estudo o programa Bom dia & Cia. Ao longo dos anos, a publicidade para o público infantil se tornou um tema polêmico e de discussão devido a falta de conhecimento e discernimento da criança com relação à publicidade e desta forma órgãos regulamentadores proíbem a propaganda abusiva e consequentemente ilegal. A partir disso, um outro lado composto por entidades de classe, anunciantes e publicitários se opõem à proibição pois acreditam que culpar a propaganda é um tipo de reducionismo, seria simplificar demais uma questão complexa. Através de uma análise de conteúdo, foram selecionados, analisados e interpretados, todos os comerciais veiculados durante uma semana do mês de março de 2016. Dessa forma, a pesquisa procurou descobrir para qual público os comerciais foram direcionados e também o porquê da escolha de veicular tais comerciais nesse programa. Analisando também o objetivo, a estratégia e a tática utilizados no planejamento de mídia, e se foram adequadas.
Abstract: The following article brings a study about how the advertising related to commercials aired during a children's program behaves and how they are related to children's advertising by the utilized midia strategy, having as a study object the Bom Dia & Cia program. During the years, the children's advertising became a controversial topic due to the lack of knowledge and judgment of the child in which relates to the advertising and by that the regulatory agencies prohibit the abusive propaganda making them ilegal. From that, one part composed by class entities, advertisers and advertising professionals are against the prohibition due to their belief in the reduced point of view of doing that to this type of propaganda, it would be simplifying a lot this complex theme. Through a content analysis, were selected, analysed and interpreted every commercial aired during one week of March 2016. By that, the research reached to discover for which kind of public the commercials were aimed for and the reason for airing these during that program. Also analysing the objective, strategy and tatic used in the midia planning and if they were appropriate.
Keywords:  Publicidade e Propaganda
Publicidade infantil
Mídia
Bom dia & Cia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: >UCB
Department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
Program: Publicidade e Propaganda (Graduação)
Citation: TEIXEIRA, Amanda Almeida. Publicidade para o público infantil: uma análise de mídia do programa Bom Dia & Cia. 2016. 36 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8099
Document date: 23-Jun-2016
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AmandaAlmeidaTeixeiraTCCGRADUACAO2016.pdfMonografia(Graduação)1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.