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metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação
metadata.dc.creator: Lopes, Luanna Batista
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Sheila da Costa
metadata.dc.description.resumo: O tema abordado se refere ao comportamento de consumo do brasileiro em períodos de inflação e hiperinflação no Brasil, país no qual esses movimentos já ocorreram várias vezes e ainda ocorrem. Esse artigo tem como objetivo observar o quanto a inflação e hiperinflação afetam o comportamento do consumidor brasileiro. A justificativa para a escolha desse tema é o fato de o consumo estar presente no cotidiano de todas as pessoas e em todos os momentos e, nos dias de hoje, em todo o mundo globalizado. O problema tratado foi o quanto a inflação afeta o consumo brasileiro. Os referenciais teóricos utilizados foram Maslow, com sua pirâmide, Lipovetsky pelo conhecimento e reconhecimento dos estudos sobre consumo na contemporaneidade e Henry Hazlitt, pelos conteúdos de Economia. Foi uma pesquisa exploratória com aplicação de questionário a pessoas que tiveram experiências pessoais e profissionais com a inflação e a hiperinflação. O consumo realmente é afetado pela inflação ou hiperinflação, em que os consumidores percebem que o dinheiro está sendo “desvalorizado”, mas há variações significativas dos dois fenômenos em diferentes momentos históricos.
Abstract: The issue addressed refers to the consumption behavior of the Brazilian in periods of inflation and hyperinflation in Brazil, a country in which these movements have occurred several times and still occur. This article aims to observe how much inflation and hyperinflation affect Brazilian consumer behavior. The justification for choosing this theme is the fact that consumption is present in the daily lives of all people and at all times and nowadays throughout the globalized world. The problem dealt with was how much inflation affects Brazilian consumption. The theoretical references used were Maslow, with his pyramid, Lipovetsky for the knowledge and recognition of the studies on consumption in the contemporaneity and Henry Hazlitt, for the contents of Economy. It was an exploratory research with questionnaire application to people who had personal and professional experiences with inflation and hyperinflation. Consumption is actually affected by inflation or hyperinflation, where consumers realize that money is being "devalued," but there are significant variations of the two phenomena at different historical moments.
Keywords: Publicidade e Propaganda
Consumo
Consumismo
Consumerismo
Inflação
Hiperinflação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: >UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Publicidade e Propaganda (Graduação)
Citation: LOPES, Luanna Batista. O fenômeno consumerista no Brasil e a inflação. 2016. 51 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8134
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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