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metadata.dc.type: Artigo
Title: Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike
metadata.dc.creator: Fernandes, Lucas Nogueira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Gerson L. S.
metadata.dc.description.resumo: A segmentação de mercado é uma prática muito importante para auxiliar as marcas na delimitação do público-alvo. Estabelecer um segmento ajuda a marca no fortalecimento do seu posicionamento, além de facilitar a destinação de mensagens para públicos mais propensos a consumir determinado produto ou serviço. Para isso, plataformas, como o Facebook, viabilizaram ferramentas que proporcionam uma segmentação mais específica, fragmentada e direcionada baseada em dados dos usuários e suas interações. A partir desse momento tornou-se possível segmentar as interações semelhantes do público com auxílio de ferramentas dentro do Facebook, como é o caso das ferramentas Públicos Personalizados e Públicos semelhantes (Lookalike) que viabilizam essa segmentação. Essas formas de segmentar o público têm chamado a atenção de marcas pela grande assertividade permitida à propaganda e pelo baixo custo, se comparado com os grandes meios de massa. Para investigar esse uso, investigamos as estratégias utilizadas pela empresa Desconexo Design, voltada ao mercado de luxo, que encontrou nestas ferramentas a solução para encontrar públicos muito bem definidos. Concluímos que a ferramenta lookalike é uma oportunidade de hipersegmentação que abre inúmeras possibilidades para a programação de anúncios no Facebook.
Abstract: Market segmentation is a really important practice that helps brands to delimit their target audience. Establishing a segmentation helps the brand to strengthen its positioning, besides making easier to destine messages to consumers who are more likely to acquire certain product or service. Platforms like Facebook enable tools that allows a more specific segmentation, fragmented and directed through user’s data and its interactions. From this moment, it’s possible to segment through interactions that are similar in each public, with the help of Facebook’s tools, like Personalized Publics and Lookalike, that make this segmentation possible. These ways of segmenting are calling the attention of brands, because of the great assertiveness that is allowed to the propaganda and the low cost when compared to the largest means of mass communication. To investigate this use, we searched the strategies used by the company Desconexo Design that, focused on the lux market, discovered in these tools the solution to find well defined audiences. We may conclude that the tool Lookalike is an opportunity to achieve “hypersegmentation” that opens countless possibilities to program advertisements on Facebook.
Keywords: Publicidade e propaganda
Hipersegmentação
Facebook
Públicos personalizados
Redes sociais
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: >UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Publicidade e Propaganda (Graduação)
Citation: FERNANDES, Lucas Nogueira. Hipersegmentação no Facebook: o caso da Desconexo Design e o uso da ferramenta Lookalike. 2016. 22 f. Artigo (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8136
Issue Date: 2016
Appears in Collections:Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Graduação)

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