Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8176
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: Criança vê, criança imita: a publicidade e a construção dos hábitos alimentares
metadata.dc.creator: Almeida, Rayla Guedes
metadata.dc.contributor.advisor1: Cunha, Raquel Cantarelli Vieira da
metadata.dc.description.resumo: As crianças vem ganhando poder de compra nas famílias brasileiras e isso as tem colocado como público – alvo direto de diversas campanhas publicitárias. Com isso, a publicidade tem sido constantemente alvo de críticas, por ser considerada um fator com alto poder de influência, principalmente se tratando de alimentação. O fato é que existe uma série de elementos que também devem ser levados em consideração, como a família, escola, cultura da sociedade em que estão inseridas, entre outros pontos. Buscou-se compreender o papel da publicidade na construção de hábitos alimentares das crianças, identificando também outros fatores de influência para entender o peso da publicidade nesse processo. Para tanto propomos uma revisão bibliográfica de autores da antropologia, pedagogia e psicologia, o detalhamento das falas de um médico pediatra, além de uma conversa com uma psicóloga. Percebeu-se que a publicidade tem uma parcela de peso na formação de hábitos nas crianças, no entanto hábitos familiares tem o maior peso e, portanto, deve se manter bons hábitos par assim exercer boas influências.
Abstract: The children are increasingly influential in the purchasing power of the Brazilian families and this has placed as public - the direct target of various advertising campaigns. With this, advertising has been constantly criticized for being considered a factor with high power of influence, especially if treating supply. The fact is that there is a series of elements which should also be taken into account, such as the family, school, culture of the society in which they are inserted, among other points. The objective of this project was to understand the role of advertising in the construction of dietary habits of children, identifying also other factors of influence to understand the weight of advertising in that process. For its production was done a bibliographic review of authors of Anthropology, Psychology, Pedagogy and the detail of the discourse of a pediatrician, besides a conversation with a psychologist. The results shows that advertising has yes a weight in the formation of habits in children, however the family has greater weight and must be close by to filter everything that their children consume and assist them.
Keywords: Publicidade e propaganda
Hábitos alimentares
Aprendizagem
Desenvolvimento da criança
Alimentação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: >UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Publicidade e Propaganda (Graduação)
Citation: ALMEIDA, Rayla Guedes. Criança vê, criança imita: a publicidade e a construção dos hábitos alimentares. 2016. 27 f. Monografia (Publicidade e Propaganda), Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8176
Issue Date: 7-Dec-2015
Appears in Collections:Comunicação Social - Jornalismo (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RaylaGuedesAlmeidaTCCGRADUACAO2016.pdfMonografia380.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.