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Type: Monografia(Graduação)
Title: O comércio internacional de serviços no Brasil: políticas públicas e a competitividade de empresas brasileiras do setor de TIC no período 2009 – 2013
Author(s): Martins, Marco Felipe da Costa Mascarenhas
First Advisor: Cunha, Camilla Sara Gonçalves
Summary: Este estudo analisa a atuação do comércio internacional de serviços no Brasil, apresentando visões tanto governamental, quanto do setor privado sobre o tema, com o foco voltado para o setor de TIC brasileiro, com um recorte temporal de 2009 a 2013. Apresenta-se também uma análise política e econômica do setor de serviços para apresentar quais são as atuações dos órgãos públicos relacionadas ao setor, bem como uma análise de dados estatísticos para uma melhor compreensão da importância do setor se serviços no processo de internacionalização de empresas. Sendo assim, objetiva-se identificar quais as contribuições das políticas públicas, voltadas para o setor de serviços, nas empresas brasileiras que atuam no segmento de TIC e buscam obter uma maior competitividade, para que assim possam se inserir no mercado internacional. Por meio do estudo de caso, a pesquisa apresenta as principais dificuldades e oportunidades que abrangem o setor privado deste segmento.
Abstract: This study analyzes the role of the international trade services in Brazil, with points of views of both government, and private sector on the subject, with a focus on the Brazilian ICT sector, with a 2009 period to 2013. It presents also a political and economic analysis of the service sector to show which public agencies of the actions are related to the sector, as well as statistical data analysis for a better understanding of the importance of the sector of services companies in internationalization process. Therefore, the objective is to identify the contributions of public policies, focused on the service sector, in Brazilian companies operating in the ICT sector that are seeking to achieve greater competitiveness, so that they can enter the international market. Through the case study, the research presents major difficulties and opportunities that spand the private sector in this segment. Keywords: International Trade; Services; Information and Communication Technology - ICT; Public Policy; Competitiveness; Internationalization; Case study.
Keywords: Relações internacionais
Comércio internacional
Internacionalização
Tecnologia da informação e comunicação – TIC
Políticas Públicas
Competitividade
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: MARTINS, Marco Felipe da Costa Mascarenhas. O comércio internacional de serviços no Brasil: políticas públicas e a competitividade de empresas brasileiras do setor de TIC no período 2009 – 2013. 2015. 61 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8319
Document date: 12-Jun-2005
Appears in Collections:Relações Internacionais (Graduação)

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