Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8447
metadata.dc.type: | Artigo |
Title: | Leitura e produção de textos literários durante o Ensino Médio |
metadata.dc.creator: | Miranda, Crisandeson Silva de |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Izolan, Maurício Lemos |
metadata.dc.description.resumo: | A leitura e a produção de texto é algo que vem sendo bastante direcionados nas escolas e nos meios acadêmicos. Atualmente, os discursos educacionais estão voltados para informar sobre a importância das escolas em formar cidadãos letrados nos mais variados gêneros textuais. A leitura dos textos literários na escola sempre foi algo bastante valorizado pelos currículos em todas as etapas do Ensino Básico, inclusive no Ensino Médio. Geralmente, as escolas selecionam textos literários que aparecem nas provas dos mais diferenciados vestibulares para serem lidos e analisados. A maior problemática dessa situação é que as crianças e os adolescentes brasileiros não têm o hábito de realizarem leitura literária. Já em relação à produção de textos literários no ensino médio, percebe-se que está cedendo espaço para os textos dissertativos, pois estes são os solicitados em provas de vestibulares e concursos. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar como estão sendo lidos e produzidos textos literários durante o Ensino Médio em uma escola do estado do Goiás. |
Abstract: | La lectura y la producción de texto es algo que ven siendo bastante discutido en las escuelas y en los medios académicos. Actualmente, los discursos educacionales están direccionados para informar sobre la importancia de las escuelas en formar ciudadanos letrados en los más variados géneros textuales. La lectura de textos literarios en la escuela siempre fue algo bastante valorizado por los currículos en todas las etapas del Encino Básico, inclusive en el Encino Medio. Generalmente, las escuelas seleccionan textos literarios que aparecen en las pruebas de las más diferenciadas selecciones para que sean leídos y analizados, la mayor problemática de esa situación es que las crianzas y adolescentes brasileños no tienen el hábito da lectura. Mientras a la producción de textos literarios en el Encino Medio cede espacio para los textos de disertación, pues son los solicitados en pruebas de selección. Ese trabajo tiene como finalidad presentar como están siendo leídos e producidos textos literarios durante el Encino Medio en una escuela del estado de Goiás. |
Keywords: | Leitura Produção de textos Literatura Ensino Médio Gêneros literários |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Católica de Brasília |
metadata.dc.publisher.initials: | UCB |
metadata.dc.publisher.department: | Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação |
metadata.dc.publisher.program: | Letras (Graduação) |
Citation: | MIRANDA, Crisandeson Silva de. Leitura e produção de textos literários durante o Ensino Médio. 2011. 45 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8447 |
Issue Date: | 21-Dec-2011 |
Appears in Collections: | Letras (Graduação) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CrisandesonSilvaDeMiranda.pdf | Monografia | 1.55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.