Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8461
Type: Monografia(Graduação)
Title: O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional
Author(s): Garcia, Sander Wilian Matsuura
First Advisor: Silva, Fabrício Jonathas Alves da
Summary: O presente estudo tem como objetivo evidenciar o potencial do design como ferramenta estratégica para a obtenção de vantagem competitiva para as empresas brasileiras no mercado internacional, através da inovação. O emprego do design como ferramenta estratégica exige da empresa uma disposição para mudanças principalmente na sua cultura de trabalho. O entendimento equivocado ou a falta de conhecimento sobre essa ferramenta, e ainda a sua má utilização dificulta o seu posicionamento dentro da empresa, pois ao invés de ser encarado como um processo sistemático voltado a introduzir inovações nos produtos, acaba sendo um artifício secundário e superficial. Percebendo a importância do design para a competitividade de seus produtos, o Brasil, assim como alguns países, tem desenvolvido ações de incentivo, promoção e proteção à inovação, com resultados muito positivos. Sabendo disto, o presente estudo tentará trazer também, exemplos de empresas nacionais e internacionais, que tenham obtido resultados positivos relevantes via investimentos em design.
Abstract: The present study aims to highlight the potential of design as a strategic tool for gaining competitive advantage for brazilian companies in the international market through innovation. The use of design as a strategic tool of a company and requires a willingness to change, especially in their work culture. The misunderstanding or lack of knowledge about this tool, or its misuse hinders its positioning within the company, because instead of being seen as a systematic process aimed at introducing innovations in products, ends up being a gimmick secondary and superficial. Realizing the importance of design to the competitiveness of their products, the Brazil as well as some countries, have taken action to encourage, promote and protection to innovation, with very positive results. Knowing this, the present study also attempts to bring examples of national and international companies that have obtained positive results through relevant investments in design.
Keywords: Relações internacionais
Marketing
Estratégias de Marketing
Plano de Marketing
Design
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Language: por
Parents: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Humanidades, Negócios e Direito
Program: Relações Internacionais (Graduação)
Citation: GARCIA, Sander Wilian Matsuura. O design como instrumento estratégico de marketing à promoção da competitividade industrial brasileira no mercado internacional. 2013. 63 f. Monografia (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8461
Document date: 25-Nov-2013
Appears in Collections:Relações Internacionais (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SanderWilianMatsuuraGarciaTCCGraduacao2013.pdfMonografia(Graduação)1.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.