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metadata.dc.type: Artigo
Title: Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade
metadata.dc.creator: Pereira, Glauanne Crystina Andrade
metadata.dc.contributor.advisor1: Izolan, Maurício Lemos
metadata.dc.description.resumo: Em A céu aberto, adentramos a vida de um personagem fragmentário que perambula pelos caminhos da vida sem ter destino. Fica-nos a dúvida se seria isso uma referência à contemporaneidade, e mais especificamente ao fenômeno da pós-modernidade. Para que cheguemos à resposta é necessário entender o que é de fato esse fenômeno histórico, o que o precede, tudo que lhe deu originou e que é por ele reinventado. A partir do momento em que sabemos o que está realmente sendo rompido, podemos compreender a essência da pósmodernidade e consequentemente ir ao cerne da obra. São, posteriormente, sobressaltadas rupturas e tortuosidades da própria narrativa em sua escrita e estrutura, que mostram seu diferencial em relação a toda tradição clássica e seu abrigo sob a denominação de pósmoderna. A relação entre a obra e a realidade não-ficcional é investigada até que cheguemos à definição que a mostra como repetição desta, mas não simples cópia. A obra de João Gilberto Noll nos aparece como uma forma exagerada de exibição da realidade, que conserva determinadas características e as infla, e permeando-as com sua poeticidade peculiar.
Abstract: In “A céu aberto”, we enter in the life of a fragmentary character that wanders in the ways of life without having destination. It remains to us the doubt if that would be a reference to the contemporaneity, and more specifically to the phenomenon of post-modernity. To reach the answer, it is necessary to understand what is in fact this historical phenomenon, what precedes it, all that it gave origin and what is reinvented by it. From the moment that we know what is really being broken, we can understand the essence of post-modernity and therefore, go to the work’s core. Ruptures and tortuosities are, posteriorly, highlighted from the narrative itself in its writing and structure, that shows its differential in relation to all the classic tradition and its shelter under the denomination of post-modern. The relation between the work and the nonfictional reality is investigated until we settle on a definition that shows it as the repetition of the last, but not a simple copy. The work of João Gilberto Noll appears to us as an exaggerated form of exhibition of reality that conserves determined characteristics and inflates them, permeating them with his peculiar poeticity.
Keywords: Pós-modernidade
João Gilberto Noll
Literatura brasileira contemporânea
Ficção e realidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Letras (Graduação)
Citation: PEREIRA, Glauanne Crystina Andrade. Caminhos tortuosos sob o signo da ruptura: sobre a céu aberto e a pós-modernidade. 2011. 54 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8481
Issue Date: 17-Nov-2011
Appears in Collections:Letras (Graduação)

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