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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso(Pós-Graduação)
Title: A escola como promotora do letramento digital
metadata.dc.creator: Ávila, Cássia Vita De
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Vânia de Aquino
metadata.dc.description.resumo: Com o desenvolvimento tecnológico das últimas décadas e, principalmente, com o advento da internet, surgiram novas práticas de leitura e de escrita configurando um novo tipo de letramento denominado letramento digital. Este trabalho reflete acerca da importância da escola como promotora do letramento digital e também sobre as mudanças necessárias para que essa instituição assuma esse novo papel. Autores como Marcuschi (2010); Xavier (2008, 2010 e 2011); Soares (2002 e 2010); Tapcostt (1999); Parâmetros Curriculares Nacionais (1997 e 1998) auxiliaram o estudo sobre o letramento digital e também sobre a realidade dos atores envolvidos nesse processo – alunos, professores e direção. Uma pesquisa de campo buscou conhecer a realidade de uma escola pública e de uma escola particular no Distrito Federal, em relação ao letramento digital. A pesquisa, através de entrevistas, procurou levantar dados sobre como, para que e com que frequência os alunos, professores e diretores/coordenadores utilizam o computador em seu dia a dia e na escola. A partir dos dados levantados, a escola ainda está longe de ser a promotora do letramento digital de seus alunos. Preocupada somente em possuir recursos tecnológicos cada vez mais modernos, tentando dessa forma se aproximar de seus alunos digitais, a escola ainda precisa ter a consciência do que seja o letramento digital. Há divergências marcantes entre a visão dos alunos e dos professores, destes e da direção, da coordenação e da direção. Muitos pontos foram analisados a partir das pesquisas, mas todos levam a uma conclusão: para que a escola seja a promotora do letramento digital, é fundamental um planejamento voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias a esse letramento. Esse planejamento deve envolver alunos, professores, coordenação e direção e definir metas e objetivos comuns a serem alcançados, bem como formas de avaliar o desenvolvimento do projeto.
Abstract: With the technological development of the last decades and, mainly, with the advent of the internet, new reading and writing practices emerged like a new variant of literacy: “the digital literacy”. This paper discusses the role of school as promoter of digital literacy and also about the required changes for it to take this role. Authors such as Marcuschi (2010); Xavier (2008, 2010 and 2011); Soares (2002 and 2010); Tapcostt (1999); National Curriculum Parameters (1997 and 1998) helped in the study about digital literacy and about the reality of the players involved in this process – students, teachers and principals. A research was intended to know the reality of public and private schools in the Federal District, in relation to digital literacy. The research’s goal was to collect data about the way, the purpose and the frequency of use of computer by students, teachers and principals/coordinators in their daily lives at school. The results of the research ratified that school is still far from its role as a promoter of digital literacy of its students. Mainly concerned in having modern technological resources in order to get closer to their digital students, the school still needs to be aware of what is digital literacy. There are striking differences between the views of pupils and teachers, principals and teachers and coordination and principals. Many points were analyzed from the research, but all of them lead to one conclusion: planning the development of competences and abilities required to digital literacy is essential for school to be promoter of this literacy. This planning must involve students, teachers, coordination and direction and set common goals to be achieved, as well as ways to evaluate the project’s development.
Keywords: Letramento digital
Escola
Planejamento pedagógico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
UCB
metadata.dc.publisher.department: Pós-Graduação Lato Sensu
metadata.dc.publisher.program: PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso
Citation: ÁVILA, Cássia Vita De. A escola como promotora do letramento digital. 2012. 55 f. Monografia (Pós-Graduação Lato Sensu em Leitura e Produção de Textos) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8498
Issue Date: 2012
Appears in Collections:PPG - Trabalhos de Conclusão de Curso

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