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metadata.dc.type: Artigo
Title: Letramento na educação de surdos: aspectos do ensino de língua portuguesa
metadata.dc.creator: Feliciano, Cayo César Freire
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Layane Rodrigues de Lima
metadata.dc.description.resumo: Esta monografia discute o letramento desenvolvido, em Língua Portuguesa, na educação de surdos. O trabalho é de cunho qualitativo, e se realizou através de uma pesquisa de campo e de revisão bibliográfica. Os embasamentos teóricos foram proporcionados por Quadros (1997), Soares (2002) e Lodi, Mélo e Fernandes (2012), entre outros. As obras utilizadas tratam de temas como a educação de surdos, bilinguismo, letramento e o ensino de Português. Os dados foram coletados na Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga, a partir de observações de aulas e da aplicação de um questionário a uma professora de Português. Como resultado, verificou-se uma realidade muito boa quanto à estruturação da metodologia empregada pela docente na mediação do letramento, o que envolveu recursos materiais adequados, debates e a contextualização dos temas abordados. Algumas atividades, entretanto, mostraram-se aquém do esperado, como o fato dos gêneros textuais não serem trabalhados desde o primeiro nível da língua, o que possibilitaria maior imersão dos aprendizes nas produções discursivas. Assim, esse trabalho contribuiu para a investigação num campo novo que é a escola bilíngue do Distrito Federal, e possibilitou verificar como têm sido desenvolvido o ensino do Português direcionado às práticas sociais letradas.
Abstract: This monograph discusses the literacy developed, in Brazilian Portuguese, into the deaf education. The work is of a qualitative nature, and has been through a field research and literature review. The theoretical basis was provided by Quadros (1997), Soares (2002) and Lodi, Mélo and Fernandes (2012), among others. The works cited previously deal with themes like deaf education, bilingualism, literacy and the teaching of Portuguese. The data were collected at the Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga, from classroom observations and a questionnaire applied to a Portuguese teacher. As a result, it was verified a very good reality about the structure of the methodology used by the instructor in the literacy mediation, which involved adequate material resources, discussions and contextualization of the addressed themes. Some activities, however, proved to be less than expected, as the fact of textual genres not be worked from the first level of the language, which would allow a better immersion of the learners in the discursive productions. Thus, this study has contributed to the research in a new field which is the bilingual school in the Distrito Federal, and enabled us to verify how the teaching of Portuguese directed to social literate practices has been developed.
Keywords: Libras
Português
Bilinguismo
Letramento
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Letras (Graduação)
Citation: FELICIANO, Cayo César Freire. Letramento na educação de surdos: aspectos do ensino de língua portuguesa. 2014. 47 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8542
Issue Date: 18-Nov-2014
Appears in Collections:Letras (Graduação)

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