Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8618
metadata.dc.type: Artigo
Title: Análise da competência sociocultural em um livro didático
metadata.dc.creator: Magalhães, Danúzia Gabrielle Peres
metadata.dc.contributor.advisor1: Campos, Georgina Maria Duarte
metadata.dc.description.resumo: Desde os tempos mais remotos, o processo de ensino-aprendizagem de uma segunda língua sempre foi imprescindível. A Competência Comunicativa é a principal competência que o aluno precisa desenvolver em sala, para alcançar fluência e proficiência em um segundo idioma. A Competência Sociocultural é um dos componentes da Competência Comunicativa que trata da parte cultural de um povo, como por exemplo: a língua, contexto social e credos. A importância do desenvolvimento da Competência Comunicativa ocupa papel ímpar no processo de aprendizado, pois assim o aluno não está suscetível a possíveis equívocos e se expressa de maneira adequada em diferentes contextos, sabendo, por exemplo, vocabulários que podem ter uma conotação pejorativa em certas circunstâncias. Partimos do pressuposto que os fatores que compõem a Competência Sociocultural são: fatores contextuais culturais, adequação estilística e fatores culturais, conforme a teoria proposta por Celce-Murcia (1995, 2007). Escolhemos um material didático, English File, 3ª edição e uma seção deste material para analisarmos se há neste a abordagem dos fatores componentes da Competência Sociocultural. Também foram analisados quais são as instruções presentes no livro do professor. Para isso, o presente trabalho adota a metodologia documental e descritiva, perpassando a teoria e as atividades a fim de promover resultados práticos e percentuais. A pesquisa mostrou que as atividades da seção selecionada abordam os tópicos componentes da Competência Sociocultural, mas não na mesma dimensão. O tópico mais abordado foi o cultural, seguido da adequação estilística e por fim, o fator contextual cultural.
Abstract: Since ancient times, the process of teaching and learning a second language has always been essential. The Communicative Competence is the main Competence that students need to develop in class in order to achieve fluency and proficiency in a second language. The Sociocultural Competence is a component of the Communicative Competence, which is about the cultural part of a folk, such as: language, social context and creeds. The importance of the development of Communicative Competence takes a unique role in the learning process because the student is not susceptible to possible misunderstandings and he is expected to express himself properly in different contexts, for example, he is able to identify vocabularies that can have a pejorative connotation in certain circumstances. We assume that the Sociocultural Competence is composed of: social contextual factors, stylistic appropriateness and cultural factors, as the theory proposed by Celce-Murcia (1995, 2007). We chose a textbook, English File, 3rd edition, and then a section of this material to analyze if there is an approach of these components factors of the Sociocultural Competence. The instructions given on the teacher's book were also analyzed. Thus, this paper adopts the documentary and descriptive methodology, passing the theory and activities to promote practical results and percentages. This research has shown that the activities of the selected section cover the topics of the Sociocultural Competence, but not in the same dimension. The topic has been discussed the most is the cultural one, followed by stylistic appropriateness and finally the Social contextual factors.
Keywords: Abordagem comunicativa
Competência comunicativa
Competência sociocultural
Fatores contextuais culturais
Adequação estilística
Fatores culturais
Material didático
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Letras (Graduação)
Citation: MAGALHÃES, Danúzia Gabrielle Peres. Análise da competência sociocultural em um livro didático. 2015. 44 f. Artigo (Graduação em Letras) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8618
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Letras (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DanúziaGabriellePeresMagalhães.pdfMonografia1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.