Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8711
metadata.dc.type: Monografia(Graduação)
Title: A influência da valência e do estado emocional na memorização de imagens com IAPS
metadata.dc.creator: Lopes, Hamanda Palazzo
metadata.dc.contributor.advisor1: Chariglione, Isabelle Patriciá Freitas Soares
metadata.dc.description.resumo: A cognição é o ato ou processo da aquisição do conhecimento que acontece através da percepção, atenção, memória, linguagem, funções executivas e resolução de problemas. A memória é a capacidade de registrar, manter e evocar informações, sendo um fenômeno complexo, assim como a emoção, que é um estado afetivo intenso e de curta duração, se originando de estímulos externos ou internos ao indivíduo. O presente projeto apresenta uma análise sobre a valência emocional positiva, negativa ou neutra de imagens nos processos de memória. Buscou-se investigar se a valência emocional e o estado de humor influencia na memorização. Sendo realizada com 44 universitários de psicologia da UCB, aplicando os três estímulos através do International Affective Picture System (IAPS) e o Inventário de Beck para avaliação dos níveis de humor quanto a ansiedade e depressão. Para a análise dos resultados, foi utilizado a análise estatística ANOVA e o programa Excel. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa entre os resultados das três valências. Porém, pode-se perceber que o conteúdo emocional negativo foi ligeiramente superior aos conteúdos emocionais positivos e neutros, também não houve relação entre o estado de humor dos sujeitos no momento e a memorização.
Abstract: Cognition is the act or process of acquisition of knowledge that takes place through the perception, attention, memory, language, executive function and problem solving. Memory is the ability to record, retain and recall information, being a complex phenomenon, as emotion, which is an intense affective state and short-lived, if originating from external or internal to the individual. This project offer an analysis of the positive, negative or neutral emotional valence of images, in memory processes. We sought to investigate whether emotional valence influence the memorization and recall of the images, and if the mood affects memory. Being applied with 44 psychology students from UCB, applying the three stimuli through the International Affective Picture System (IAPS) and the Beck Inventory to evaluate the level of humor as anxiety and depression. To analyze the results, we used the statistical analysis ANOVA and Excel. The results showed no significant differences between the results of the three valences. However, it can be seen that the negative emotional content was slightly higher than the positive and neutral emotional, there was also no relation between the mood of the moment subjects and memorization.
Keywords: Memória
Emoção
Funções cognitivas
Humor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Católica de Brasília
metadata.dc.publisher.initials: UCB
metadata.dc.publisher.department: Escola de Saúde e Medicina
metadata.dc.publisher.program: Psicologia (Graduação)
Citation: LOPES, Hamanda Palazzo. A influência da valência e do estado emocional na memorização de imagens com IAPS. 2015. 41 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8711
Issue Date: Dec-2015
Appears in Collections:Psicologia (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HamandaPalazzoLopesTCCGraduacao2015.pdfMonografia696.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.