Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8925
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: Estudo de caso: entrevista de desligamento em uma empresa de tecnologia
Autor(es): Alves, Sarah Moreira
Primeiro Orientador: Moreira, Tatiana Farias
Resumo: O presente estudo buscou identificar, por meio de entrevistas de desligamento, os motivos que levaram à rotatividade dos funcionários de uma empresa de tecnologia que trabalham de forma terceirizada em uma instituição bancária. A empresa estudada já utiliza esta ferramenta, porém, a análise de dados não é realizada de forma sistematizada, levando a uma reflexão sobre este assunto tão importante e pouco estudado na atualidade. Por se tratar de um assunto com interface na administração, existem poucas referências voltadas para este estudo na psicologia, o que demonstra a relevância deste estudo, uma vez que seu enfoque estará voltado para a psicologia organizacional e do trabalho. Foi realizada uma entrevista semi estruturada com dois funcionários que trabalham de forma terceirizada em uma instituição bancária e que solicitaram o desligamento da empresa para a qual prestaram serviço. O resultado das entrevistas permitiu identificar três categorias, definidas a p riori a partir dos objetivos específicos deste estudo: percepção sobre a empresa; motivo do desligamento; e pontos de melhorias. Foi possível observar a divergência de opiniões entre uma pessoa que buscou uma nova oportunidade, que está saindo para a concorrência e que não demonstra interesse em retornar a empresa que presta terceirização. E do outro lado se encontra um entrevistado que está sendo contratado pelo cliente, mas que possui intenção de retornar a empresa caso haja oportunidade e necessidade no futuro. O fato dos discursos serem diferentes pode estar ligado ao tempo de permanência dentro da empresa e aos motivos da saída de cada colaborador.
Palavras-chave: Entrevista
Entrevista de desligamento
Psicologia
Rotatividade
Terceirização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Psicologia (Graduação)
Citação: ALVES, Sarah Moreira. Estudo de caso: entrevista de desligamento em uma empresa de tecnologia. 2015. 32 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8925
Data do documento: 26-Nov-2015
Aparece nas coleções:Psicologia (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SarahMoreiraAlvesTCCGraduacao2015.pdfMonografia(Graduação)6.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.