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dc.contributor.advisor1Silva, Danielle Sousa-
dc.creatorAlves, Simone Fidelis-
dc.date.accessioned2017-07-10T12:02:49Z-
dc.date.available2017-07-07-
dc.date.available2017-07-10T12:02:49Z-
dc.date.issued2015-12-02-
dc.identifier.citationALVES, Simone Fidelis. O relato da família sobre o processo de habilitação oral da criança com implante coclear. 2015. 38 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8926-
dc.description.abstractAbstract: This work aims to investigate the contributions of family involvement in oral qualification process of the child with a cochlear implant considering as a theoretical reference to concepts of cultural-historical perspective of Vygotsky. On this framework and based on the (re) meanings of the cochlear implant process in the family wonders: What subjective senses would be involved in the accession process to the cochlear implant? Does the family should act differently in the process of oral enabling pre-lingual deaf child user of cochlear implant? To investigate these issues this study was carried out from a qualitative approach; three case studies, including the participation of two mothers and a father of children implanted coclearmente. The collections of information have been made through a semi-structured interview. Analysis of the material held by Qualitative Epistemology where honored to subjectivity proposed by González Rey (2003) The grouping of subjects by approaching subjective sense gave rise to four categories: The receive news on hearing impairment of ( ) son (a); The family decision by the cochlear implant; The cochlear implant as hopes of a listener son and the last: Of the activities of daily life to the coexistence of challenges with a child with a cochlear implant. By analyzing the speeches of mothers and fathers, it is observed that feelings as fright, fear, hope, emerge while discovering deaf of his son and opt for a cochlear implant. We emphasize the importance of support services to families of children with cochlear implants that are in oral qualification process thus being able to (re) define the choice of a communication vehicle, and the impact of this choice of experiences and child's experiences and family .pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da implicação familiar no processo de habilitação oral da criança com implante coclear , considerando como referência teórica a concepções da perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Diante este referencial e com base nas (re)significações do processo de implante coclear no âmbito familiar questiona-se: Quais sentidos subjetivos estariam envolvidos no processo de adesão ao implante coclear? Será que a família deve agir de forma diferenciada no processo de habilitação oral da criança deficiente auditiva pré-lingual usuária do implante coclear? Para investigar estas questões este estudo realizou-se a partir de uma abordagem qualitativa; três estudos de casos, contemplando a participação de duas mães e um pai de crianças implantadas coclearmente. As coletas das informações foram feitas por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada. A análise do material realizou-se através da Epistemologia Qualitativa onde prestigiou-se a subjetividade proposta por González Rey (2003) O grupamento das temáticas por aproximação de sentido subjetivo deu origem às quatro categorias: O receber da notícia sobre a deficiência auditiva do(a) filho(a); A decisão familiar pelo implante coclear; O implante coclear como esperança de um filho ouvinte e a ultima: Das atividades da vida diária aos desafios de convivência com uma criança com implante coclear. Ao analisar os discursos das mães e do pai, observa-se que sentimentos como: susto, medo, esperança, emergem ao passo que descobrem a deficiente auditivo de seu filho e optam pelo implante coclear. Enfatizamos a importância dos serviços de apoio as famílias de crianças com implante coclear que estejam em processo de habilitação oral podendo assim (re)significar a escolha de um veículo de comunicação, bem como o impacto desta escolha das experiências e vivências da criança e da família.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by cristiano cardoso sales (cristiano.sales@ucb.br) on 2017-07-07T17:45:01Z No. of bitstreams: 1 SimoneFidelisAlvesTCCGraduacao2015.pdf: 634693 bytes, checksum: a248c54e8c5dcafcc0f6448a61b27df0 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Saúde e Medicinapt_BR
dc.publisher.programPsicologia (Graduação)pt_BR
dc.publisher.initialsUCBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImplante coclearpt_BR
dc.subjectDeficiência auditivapt_BR
dc.subjectImplicação familiarpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleO relato da família sobre o processo de habilitação oral da criança com implante coclearpt_BR
dc.typeMonografia(Graduação)pt_BR
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