Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8980
Type: Monografia(Graduação)
Título : A percepção do universitário com deficiência visual sobre o desenvolvimento de sua autonomia no ensino superior
Author(s): Andrade, Maura Augusta de
First Advisor: Sobrinho, Andréa Dias Garzesi Souza
Summary: O presente estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender a partir da percepção do estudante, o desenvolvimento de sua autonomia, diante das configurações pedagógicas existentes no Ensino Superior, e suas expressões autônomas no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior do Distrito Federal. A entrevista realizou-se com seis universitários com deficiências visuais de diferentes cursos, sendo que dois participantes possuem perda total da visão e quatro participantes possuem baixa visão. A pesquisa com os universitários nos permitiu conhecer seus desafios, bem como compreender o desenvolvimento e expressão da sua autonomia no âmbito universitário, observando a influência desta no processo de aprendizagem. Verificam-se na pesquisa as metas de realização, que são o desenvolvimento da autonomia do universitário com deficiência visual, o uso de estratégias de aprendizagem, a contribuição das redes de apoio que foram acionadas pelo estudantee os desafios encontrados na aprendizagem. As estratégias usadas pelos alunos tiveram uma significativa demonstração de autonomia no desenvolvimento do educando.As redes de apoio mostraram que as famílias são de total importânciapsicológica, para o equilíbrio emocional do universitário com deficiência visual, no que se menciona ao afeto familiar, à proteção,dedicação e ao acolhimento. Os universitários perante os desafios enfrentaram dificuldades e demonstraram uma força de vontade na superação em seus depoimentos. Os sentimentos de medo, receio, timidez, vergonha, impedem ao estudante, buscar mais apoio junto ao professor e os educadores necessitam de maiores informações e orientações, onde estes precisarão buscar mais recursos didáticos e pedagógicos necessários às demandas dos universitários com deficiências visuais. As instituições juntamente com as políticas públicas precisarão buscar alternativas concretas no que se refere à inclusão do aluno com deficiência visual, no âmbito acadêmico.
Palabras clave : Universitário com deficiência visual
Desenvolvimento da autonomia
Redes de apoio
Estratégias e desafios na aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Parents: Brasil
Editorial : Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Escola de Saúde e Medicina
Program: Psicologia (Graduação)
Citación : ANDRADE, Maura Augusta de. A percepção do universitário com deficiência visual sobre o desenvolvimento de sua autonomia no ensino superior. 2016. 69 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
Access Type: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8980
Fecha de publicación : 18-jun-2016
Appears in Collections:Serviço Social (Graduação)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MauraAugustadeAndradeTCCgraduacao2016.pdfMonografia(Graduação)820.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.