Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8980
Tipo: Monografia(Graduação)
Título: A percepção do universitário com deficiência visual sobre o desenvolvimento de sua autonomia no ensino superior
Autor(es): Andrade, Maura Augusta de
Primeiro Orientador: Sobrinho, Andréa Dias Garzesi Souza
Resumo: O presente estudo, de abordagem qualitativa, teve como objetivo compreender a partir da percepção do estudante, o desenvolvimento de sua autonomia, diante das configurações pedagógicas existentes no Ensino Superior, e suas expressões autônomas no processo de aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma instituição de Ensino Superior do Distrito Federal. A entrevista realizou-se com seis universitários com deficiências visuais de diferentes cursos, sendo que dois participantes possuem perda total da visão e quatro participantes possuem baixa visão. A pesquisa com os universitários nos permitiu conhecer seus desafios, bem como compreender o desenvolvimento e expressão da sua autonomia no âmbito universitário, observando a influência desta no processo de aprendizagem. Verificam-se na pesquisa as metas de realização, que são o desenvolvimento da autonomia do universitário com deficiência visual, o uso de estratégias de aprendizagem, a contribuição das redes de apoio que foram acionadas pelo estudantee os desafios encontrados na aprendizagem. As estratégias usadas pelos alunos tiveram uma significativa demonstração de autonomia no desenvolvimento do educando.As redes de apoio mostraram que as famílias são de total importânciapsicológica, para o equilíbrio emocional do universitário com deficiência visual, no que se menciona ao afeto familiar, à proteção,dedicação e ao acolhimento. Os universitários perante os desafios enfrentaram dificuldades e demonstraram uma força de vontade na superação em seus depoimentos. Os sentimentos de medo, receio, timidez, vergonha, impedem ao estudante, buscar mais apoio junto ao professor e os educadores necessitam de maiores informações e orientações, onde estes precisarão buscar mais recursos didáticos e pedagógicos necessários às demandas dos universitários com deficiências visuais. As instituições juntamente com as políticas públicas precisarão buscar alternativas concretas no que se refere à inclusão do aluno com deficiência visual, no âmbito acadêmico.
Palavras-chave: Universitário com deficiência visual
Desenvolvimento da autonomia
Redes de apoio
Estratégias e desafios na aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Católica de Brasília
Sigla da Instituição: UCB
Departamento: Escola de Saúde e Medicina
Programa: Psicologia (Graduação)
Citação: ANDRADE, Maura Augusta de. A percepção do universitário com deficiência visual sobre o desenvolvimento de sua autonomia no ensino superior. 2016. 69 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/8980
Data do documento: 18-Jun-2016
Aparece nas coleções:Serviço Social (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MauraAugustadeAndradeTCCgraduacao2016.pdfMonografia(Graduação)820.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.